Volta ao batente

Athletico se reapresenta no CT do Caju pra se preparar pra maratona mais decisiva

Elenco do Athletico volta aos treinos. Serão duas semanas e meia antes de ter duelos que podem definir futuro do time na temporada. Foto: Hedeson Alves

Após dez dias de folga, o elenco principal do Athletico volta aos treinamentos nesta segunda-feira (24) e terá 16 dias de ‘intertemporada’ para se preparar para uma nova maratona de jogos que terá pela frente. Se no final do primeiro semestre foram 15 jogos em 51 dias, agora a sequência será ainda mais pesada, com duelos mais decisivos e viagens mais longas.

Logo pela frente, o Furacão irá encarar o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, com o primeiro jogo já no dia 10 de julho, e a volta no dia 17. Em seguida, pega o Boca Juniors, pelas oitavas de final da Libertadores, nos dias 24 e 31. Mal volta da Argentina, o Rubro-Negro terá que atravessar o mundo para ir para o Japão disputar a final da J.League YBC Levain Cup/Conmebol Sudamericana, a antiga Copa Suruga, contra o Shonan Bellmare. Tudo isto com três partidas do Campeonato Brasileiro pelo caminho, contra Internacional, CSA e Cruzeiro.

+ Leia também: Lucas Halter desbanca concorrentes na defesa

“É uma maratona, não só pela primeira parte, com jogos a cada dois, três dias, mas temos também enfrentamento com times do mais alto gabarito, como Boca Juniors, Flamengo, Inter, Cruzeiro, um CSA com uma viagem desgastante. Todos jogos definitivos para Libertadores e Copa do Brasil. Então temos que estar voando baixo para conseguir estes resultados importantes”, disse o técnico Tiago Nunes.

Se avançar nos torneios mata-mata, o Athletico não terá descanso até o final do ano, com dois jogos por semana até dezembro, quando termina a temporada. Se chegar a todas as decisões, ao longo de todo o ano a equipe pode entrar em campo 63 vezes. Por isso, a preparação nestes próximos dias será fundamental.

+ Mais na Tribuna: Artilheiro do Furacão, Marco Ruben explica faro de gol

Embora o elenco principal tenha iniciado a pré-temporada mais tarde em relação aos demais clubes – uma vez que optou por um grupo alternativo no Campeonato Paranaense -, e tenha estreado em 2019 apenas em março, a sequência de confrontos desde o final de abril foi desgastante. Tanto que o treinador precisou poupar alguns atletas no Brasileirão.

Tiago Nunes sabe que segundo semestre será intenso e quer aproveitar bem estes dias no CT. Foto: Felipe Alves
Tiago Nunes sabe que segundo semestre será intenso e quer aproveitar bem estes dias no CT. Foto: Felipe Alves

No total, já foram 19 jogos, em um intervalo de dois meses e meio. Só que a partir de julho, estas mesmas 19 partidas podem ser realizadas em apenas dois meses, caso se classifique tanto na Copa do Brasil quanto na Libertadores. Por isso, estes primeiros dias de volta aos treinos serão fundamentais.

+ Viu essa? Quem pode reforçar o Athletico no segundo semestre?

“A gente se reapresenta, fica uma semana em concentração dentro do CT, para que possamos fazer um trabalho de foco para o jogo contra o Flamengo. Vamos tentar fazer dois amistosos neste período, para dar ritmo de jogo”, acrescentou o comandante atleticano.

Um destes amistosos já está marcado. No próximo sábado (29), o Furacão encara o Cerro Porteño, que também está classificado para as oitavas de final da Libertadores. Um outro jogo deve acontecer no meio da semana que vem, para que o time também não fique sobrecarregado pra pegar o Flamengo na sequência.

+ Confira a classificação completa do Brasileirão

Ou seja, um período para que a equipe possa aproveitar não só para descansar, mas também para corrigir erros, aprimorar algumas jogadas e, principalmente, melhore a performance fora de casa para, enfim, viajar e voltar com os três pontos na bagagem.

“Temos que evoluir, vencer fora de casa. O torcedor não tem mais paciência para isso de que jogamos bem e não ganhamos. Temos que ser competitivos fora de casa, para não ficarmos nesse meio de tabela”, completou Nunes.