Arequipa não dá bola para a Seleção Brasileira

Arequipa – A Copa América e a Seleção Brasileira não estão despertando nenhuma atenção em Arequipa, sede do Brasil na competição. Prova disso se deu na chegada da equipe à cidade, na madrugada de ontem. Não havia nenhum torcedor local no aeroporto – apenas policiais militares. Ainda assim, um ônibus especial esperava a delegação e levou o grupo até o Hotel Libertador com batedores barulhentos e armados. O fato é incomum para uma Seleção Brasileira. À tarde, no rápido treino no Estádio Mariano Melgar, somente cerca de 30 torcedores ocupavam a arquibancada.

Um contraste com o que se viu em maio, nas vésperas do amistoso Brasil x Hungria, em Budapeste. Na oportunidade, mais de 30 mil pessoas acompanharam o treinamento da Seleção. A diferença estava na lista dos presentes: Ronaldo, Kaká, Cafu, entre outros craques.

Parte considerável dessa frieza em Arequipa se deve exatamente à ausência dos principais jogadores na Copa América. Havia desinformação quanto à medida da comissão técnica de poupar os craques. A imprensa peruana insistia em saber o motivo exato da ausência de Ronaldo, Roberto Carlos e Kaká no torneio. Alguns desconheciam que eles nem haviam sido convocados. “Cadê Ronaldo? Cadê Kaká?”, insistiam em perguntar repórteres do Peru e do México, ao mesmo tempo em que demonstravam um certo desapontamento com as respostas. Esse clima de desinteresse era extensivo a vários taxistas, que circulam pela cidade com seus ticos, pequenos carros coreanos. Mesmo os motoristas apaixonados por futebol, torcedores dos dois clubes mais populares de Arequipa, Atlético Universidad e Melgar, não escondiam a decepção com a vinda da ?Seleção B? do Brasil para a cidade.

Alerta

Alheios à indiferença dos peruanos, os jogadores da seleção tinham outros motivos para se preocupar. Há um surto de tifo em Arequipa e as autoridades locais recomendam que todos tomem banho de boca fechada. Na comissão técnica do Brasil, o médico Rodrigo Lasmar também fez o alerta e orientou todo o grupo a só consumir água mineral.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna