Arena da Baixada fechará em junho de 2011

A Arena da Baixada já tem previsão de data para ser fechada. As obras de adequação ao caderno de encargos da Fifa devem começar em junho de 2011 e terminar em dezembro de 2012.

A informação é do presidente do Atlético, Marcos Malucelli, que garantiu também para o início do próximo ano a licitação de construtoras que vão deixar o estádio pronto para a Copa do Mundo 2014.

O dirigente atleticano, ainda assim, deixou claro que as datas são apenas estimativas. “Não podemos precisar exatamente, mas é o que prevemos em nosso cronograma”, disse, embora esteja confiante na conclusão do Joaquim Américo a tempo da disputa da Copa das Confederações 2013.

A primeira etapa a ser cumprida seria a de terminar projetos referentes às obras na Baixada. Entre eles o executivo, o hidráulico e o estrutural. “Apenas depois desse material, que deverá ficar pronto em janeiro, poderemos orçar a obra e licitá-la”, completa Malucelli.

No período que o Furacão ficar fora da Arena, o time terá de optar por mandar jogos do Brasileirão 2011 na casa de Paraná Clube ou Coritiba. Se jogar na Vila Capanema, existe a possibilidade de a prefeitura doar R$ 8 milhões em potencial construtivo para ampliação do estádio. Se jogar no Couto Pereira, o aluguel diário não sai por menos de R$ 100 mil.

Museu

Malucelli também reafirmou a construção de um museu atleticano na Baixada. Existem indícios que o clube estaria em busca de uma parceria com a prefeitura para que o espaço seja integrado a um acervo municipal.

O gestor municipal da Copa 2014, Luiz de Carvalho, afirmou desconhecer a informação. Porém, o vereador Mário Celso Cunha lembrou que o museu em parceria chegou a ser proposto pelo clube.

O espaço conjunto seria uma das contrapartidas pelos R$ 90 milhões em títulos de potencial construtivo que o Atlético vai receber da prefeitura. “Em um almoço com o prefeito Luciano Ducci foi cogitado esse assunto”, disse.

Questionado sobre uma possível integração entre o museu rubro-negro e o municipal na Baixada, o diretor de marketing do Furacão, Paulo Cesar Verardi, falou pouco em detalhes. “O que temos é um projeto para o Atlético e vamos apresentá-lo quando for concluído”, disse.