Amanhã começa seletiva olímpica da Vela

Robert Scheidt e Bruno Prada iniciam amanhã, no Rio de Janeiro, a disputa da seletiva olímpica nacional, competição que definirá a única dupla do Brasil na classe Star nos Jogos Olímpicos de Pequim. Campeões mundiais em Cascais, em Portugal, e do evento-teste em Qingdao, na China, ambos em 2007, Scheidt e Prada vão tentar manter a hegemonia nacional para disputar a primeira olimpíada juntos. A Seletiva Brasil de Vela de 2008 será disputada até o dia 15, num total de 14 regatas, com dois descartes.

?Chegou o momento tão esperado de brigar pela vaga em uma nova classe. Espero utilizar minha experiência olímpica com a vontade do Bruno em disputar os jogos pela primeira vez para fazermos um bom campeonato?, diz Scheidt, que já esteve presente em três edições dos jogos. Medalha de ouro em Atlanta/96 e Atenas/2004 e prata em Sydney/2000, sempre na classe Laser, Robert Scheidt é o mais vitorioso atleta individual da história dos esportes olímpicos no Brasil.

Marco Antonio Rezende
O proeiro Bruno Prada diz que não se sente pressionado.

Já o proeiro Bruno Prada tem na seletiva nacional a quarta chance de disputar uma Olimpíada. ?Em 1996, fiquei em segundo no pré-olímpico, atrás do Christoph Bergmann. Quatro anos mais tarde estava mais bem colocado no ranking, mas o Bergmann acabou indicado para os Jogos de Sydney. E, em 2004, perdi a seletiva para o Joca Signorini?, recorda Prada, medalha de bronze na Finn no Pan-Americano de Winnipeg, em 1999.

Apesar dos insucessos passados, Bruno Prada não se sente pressionado ou ansioso para finalmente ganhar a vaga nos jogos. ?Felizmente atingimos um nível que nos deixa preparados psicologicamente e ajuda a controlar a ansiedade?, garante. O velejador também comemora o fato de a seletiva ser longa. ?Acredito que esse seja o único fator a nosso favor. Temos de saber dosar a relação agressividade/conservadorismo e pensar nas estratégias regata a regata.?

Ontem, Scheidt e Prada cuidaram dos últimos detalhes de logística no Iate Clube do Rio de Janeiro. Na sexta-feira, além de inscrições, medições e pesagem dos tripulantes do Star, estão previstas regatas-treino. A partir de sábado começam as regatas oficiais, com largadas a partir do meio-dia.

Voltar ao topo