Almir relembra os tempos de glória que viveu no alviverde

Almir José Gil, ou simplesmente Almir, nasceu em Florianópolis no dia 28 de setembro de 1953. Jogou pelo Coritiba no final dos anos 70 e início dos 80, além de ter sido campeão brasileiro em 1985. Foram 88 jogos pelo time alviverde. A última partida em que atuou na equipe foi entre Coritiba e Internacional pelo Campeonato Brasileiro de 1986. Iniciou sua carreira no Figueirense, passou pela Portuguesa e pelo São Paulo. Seu último clube como jogador profissional foi o Avaí, em 1989.

Hoje, ele reside em Florianópolis, onde atua como coordenador das categorias de base do Avaí. Em entrevista ao Paraná Online, Almir conta um pouco sobre a sua história no Coritiba e os tempos de glória que viveu no alviverde.

Paraná-Online: Como aconteceu a sua contratação? Quem o levou para o Coritiba?

Almir: Eu jogava pelo Avaí e nós fizemos uma partida contra o Coritiba. No ano seguinte o Coxa me contratou.

Paraná-Online: Como foi sua trajetória no clube?

Almir: Eu joguei duas vezes pelo Coritiba – de 1978 a início de 1980 e retornei em 1985, ano que conquistei o Campeonato Brasileiro, permanecendo no clube até 1987. Só houve alegrias. Foram três títulos estaduais e um campeonato brasileiro.

Paraná-Online: O que mais lhe marcou no clube?

Almir: Certamente foram as amizades que deixei, a torcida. Tudo ficou marcado em minha vida.

Paraná-Online: Qual foi o jogo inesquecível?

Almir: Claro que além da final do Campeonato Brasileiro contra o Bangu, o jogo contra o Santos, que nos classificou é de suma importância, pois foi a partir deste jogo que seguimos para a vitória.

Paraná-Online: A equipe vitoriosa de 1985 era muito unida, era como uma família. Quais os jogadores que você tinha mais afinidade?

Almir: Com todos. Não havia estrelas no time. Éramos uma equipe homogênea, por isso alcançamos o sucesso. O Ênio (Ênio Andrade) era fantástico como técnico. Todos eram maravilhosos, éramos todos iguais.

Paraná-Online: Como é disputar um Atletiba?

Almir: É bom falarmos em Atletiba porque na época, e até hoje, é um clássico que lota os estádios. Os jogos sempre são bem disputados, ora o Atlético ganha, ora o Coritiba. Como o Atletiba que fizemos em 1979, pelo campeonato paranaense, o Coritiba perdeu alguns jogos, contudo, ganhou o campeonato numa final com o Atlético.

Paraná-Online: Qual é a importância dos 100 anos do Coritiba para o futebol brasileiro?

Almir: A grandeza do clube, as grandes conquistas, tudo isso é um marco para o futebol brasileiro. Principalmente quando um clube chega aos 100 anos com toda a vitalidade que o Coritiba tem.

Paraná-Online: Uma mensagem para a torcida coxa-branca.

Almir: Bom, tem que comemorar esse momento histórico do clube. O Coritiba existe pela sua torcida e com a força dela, o Coxa será eterno.

Projeto realizado em parceria com alunos da Faculdades Eseei.