Alemanha x Equador, em Berlim, a liderança ou a Inglaterra

Alemanha – Alemanha e Equador decidem hoje os rumos do grupo A da Copa do Mundo, a partir das 11h (de Brasília), no Olympiastadion, em Berlim. Já classificadas, as duas equipes duelam agora pela liderança da chave, o que decidirá entre uma caminhada mais confortável ou um caminho mais turbulento no mata-mata.

As previsões mais pessimistas colocam, já nas oitavas-de-final, a forte Inglaterra no caminho do time que sair derrotado na partida de Berlim. Isso porque os dois classificados do grupo A cruzam com os do grupo B nas oitavas.

A vantagem é do Equador, que joga pelo empate para ficar em 1.º no grupo A. A Alemanha precisa vencer para ser o melhor da chave.

O grupo B também se decide hoje, com jogos às 16h.

Os ingleses, já classificados, precisam apenas de um empate com a Suécia para ficar na ponta. Vantagem considerável, já que o empate também serviria aos suecos, que garantiriam a vaga em 2.º lugar. A terceira equipe com chances é Trinidad e Tobago, que pega o eliminado Paraguai, precisa vencer e torcer por vitória inglesa.

Segundo o técnico da Alemanha, Jurgen Klinsmann, escolher o adversário das oitavas-de-final não faz parte dos planos de sua equipe. ?Realmente não nos importamos. Uma vez que você passa para a fase eliminatória, será difícil seja qual for o adversário?, afirmou.

O Equador segue o mesmo raciocínio, e ainda confirma na prática que não está muito preocupado em ?ajeitar? os futuros cruzamentos. Afinal de contas, o técnico Luis Fernando Suárez deve poupar os atletas mais desgastados ou pendurados com um cartão, como os atacantes Delgado e Tenório e o zagueiro Hurtado.

De toda forma, um empate basta para os sul-americanos assegurarem a liderança do grupo A, já que têm melhor saldo de gols que os alemães.

Apesar das ausências, o treinador equatoriano está otimista com a possibilidade de surpreender os donos da casa.

?Já vencemos Brasil e Argentina?, afirmou o colombiano, citando as vitórias nas Eliminatórias. ?Agora vamos ver se temos a mesma sorte contra a Alemanha?, completou.

A Fifa anunciou que vai ?zerar? os cartões amarelos para as oitavas-de-final, mas os atletas que receberem o segundo amarelo na 3.ª rodada terão que cumprir suspensão. Pensando nisso, o Klinsmann também pensa em deixar um titular de fora: o zagueiro Metzelder, que está pendurado com um cartão amarelo. Podolski, que não tem atuado bem, pode ceder a vaga para Neuville, autor do gol da vitória sobre a Polônia.

O meia Michael Ballack, da Alemanha, está na mesma situação de Metzelder, mas vai a campo diante do Equador. Segundo Klinsmann, há uma boa explicação para isso. ?Temos de tomar uma decisão baseada em quais jogadores precisam estar no time para manter o ritmo?, justificou, negando que queira a vitória a qualquer custo para fugir da Inglaterra.

Voltar ao topo