Aldo Rebele se reuniu com autoridades de Curitiba

O encontro entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com as principais autoridades do Estado aconteceu na manhã de ontem, quando foi realizada a versão curitibana da reunião de planejamento operacional da Copa do Mundo. Foi o terceiro encontro nas cidades-sede – antes ocorreram eventos semelhantes em Natal e São Paulo, e hoje é a vez de Porto Alegre.

Apesar de ser a grande dúvida entre todos os equipamentos da Copa, a Arena da Baixada não era o assunto principal. Os temas discutidos foram transporte, mobilidade, aeroportos, acomodações, saúde, segurança, cultura, meio ambiente, telecomunicações e energia. Há assuntos que são mais da alçada do governo federal, como os aeroportos. E outros que são da responsabilidade dos estados, como a segurança pública. O governador Beto Richa afirmou que a principal unidade de controle de segurança logo estará funcionado. “Instalamos já a central de monitoramento. Os equipamentos estão sendo colocados, um grande investimento está sendo feito também pelo governo federal para a montagem dessa sala de controle”, informou.

Os políticos presentes ao evento foram unânimes na defesa de Curitiba como sede da Copa. “É nossa responsabilidade. Curitiba quer realizar a Copa e vai realizá-la. Estamos fazendo a nossa parte”, afirmou o prefeito em exercício, vereador Paulo Salamuni. O coordenador geral do Mundial no Estado, Mário Celso Cunha, falou com os jornalistas como se não houvesse uma data-limite para a permanência da capital no evento. “O objetivo agora é ver o que já avançou e o que ainda falta executar”, disse.