Agência britânica fecha acordo e fará exames antidoping na Rússia

A Agência Britânica Antidoping fechou um acordo para realizar temporariamente os exames para substâncias proibidas na Rússia, comunicou nesta quarta-feira a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês).

O acordo foi necessário porque a Agência Antidoping da Rússia, a Rusada, foi suspensa em novembro após acusações de encobrir resultados positivos de atletas do país. A Rússia, então, se comprometeu a realizar reformas nesta área, mas demorou três meses para organizar um novo sistema de testes.

A Wada explicou que a agência britânica trabalhará com a entidade russa para assegurar que “se realizem testes específicos e baseados em informações de atletas russos”. Os resultados dos exames serão geridos por um “organismo independente com plena supervisão da Wada”.

O programa de análise abrange todas as federações esportivas russas, não apenas, portanto, o atletismo, onde eclodiu um escândalo de doping, que provocou até a suspensão internacional da sua federação.

Ainda que essa sanção, que afeta os atletas russos, seja cancelada antes dos Jogos Olímpicos do Rio, ninguém poderá participar de competições internacionais sem ter feito pelo menos três exames antidoping.

Voltar ao topo