A volta do futebol arte: Seleção Brasileira inicia hoje uma nova era

Faz menos de um mês que Mano Menezes foi anunciado como técnico da Seleção Brasileira. De lá pra cá, ele já realizou uma convocação (bastante renovada, diga-se de passagem), montou a nova comissão técnica e iniciou os treinamentos com o grupo de jovens jogadores que chamou. No entanto, a grande prova do comandante será feita hoje à noite, sob olhos atentos de milhões de brasileiros amantes do futebol.

É porque ele faz hoje sua primeira partida como técnico da seleção. Tudo bem que é apenas um amistoso, contra a razoável seleção dos Estados Unidos, mas significa muito. É o começo de uma nova era no futebol brasileiro, que só vai terminar na Copa do Mundo de 2014. É a estreia de um novo treinador e de dez atletas que nunca haviam vestido a amarelinha. É a juventude e o futebol arte colocados em campo.

Sem nenhum mistério, Mano já confirmou a equipe que entra em campo a partir das 21h, em Nova Jersey. Escalada no 4-3-3, a seleção terá Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires e Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato. Depois da era dos volantes instaurada por Dunga, Mano trás de volta o futebol ofensivo, com atacantes rápidos e velozes. A cara do Brasil.

“É importante deixar claro que o futebol brasileiro sempre teve muita qualidade. Apenas estamos aproveitando um momento especial, pegando jogadores com essa característica de jogo e propondo uma maneira de atuar. Não é nada novo no futebol”, explicou Mano Menezes, que ainda terá mais quatro amistosos em 2010, dois em setembro, dois em outubro e um em novembro.

Até mesmo o discurso dos atletas da renovada seleção é de que é preciso resgatar o futebol bonito, ofensivo. “Não sei o que faltou na Copa, mas esse futebol alegre é do Brasil, é do futebol brasileiro e espero que a gente possa colocar esse futebol alegre e vistoso dentro de campo”, disse Ganso. “No papel a gente está bem ofensivo. A gente espera dentro de campo apresentar o nosso melhor futebol”, completou Robinho.

Ainda não se sabe quem será o novo capitão da equipe, mas o treinador já adiantou: será um dos quatro jogadores que disputaram o Mundial da África do Sul, ou seja, Thiago Silva, Daniel Alves, Ramires e Robinho. “Certamente tenho em mãos a melhor reunião de talentos bem fundamentados tecnicamente. Estava olhando a formação do time reserva no treinamento e ela pode ser ideal. A função do técnico é exatamente essa: pegar as melhores peças e montar um esquema”, completou o comandante.

O relacionamento com a imprensa, ao que tudo indica, também mudou. Mano Menezes não proibe os atletas de darem entrevistas exclusivas, de conversarem à vontade com os jornalistas. Ele mesmo tem feito isso. O ambiente na seleção é bom novamente, 38 dias após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo.

Estados Unidos

Do lado dos Estados Unidos, renovação não é a palavra. Mas sim manutenção. No provável time titular, o técnico Bob Bradley colocou dez jogadores que estiveram no Mundial da África do Sul. A equipe norte-americana caiu nas oitavas de final do torneio para a sensação Gana, que veio a perder do Uruguai na fase seguinte.

FICHA TÉCNICA

ESTADOS UNIDOS
Howard; Cherundolo, Goodson, Bocanegra e Bornstein; Donovan, Edu, Bradley e Kljestan; Altidore e Findley.
Técnico: Bob Bradley.

BRASIL
Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires e Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato.
Técnico: Mano Menezes.

Data: 10/08/2010.
Horário: 20h (21h de Brasília).
Estádio: New Meadowlands, em Nova Jersey, Estados Unidos.
Árbitro: Silviu Petrescu (CAN).
Auxiliares: Joe Fletcher (CAN) e Daniel Belleau (CAN).