Tatuquara

Proteção animal

Até o dia primeiro de novembro uma ação da prefeitura de Curitiba, iniciada nesta terça-feira (24), pretende castrar gratuitamente cerca 1.300 cães e gatos na regional do Tatuquara. Neste período, o castramóvel vai atender os bairros Tatuquara, Caximba e Campo do Santana. A regional teve o maior número de inscritos para castração.

O programa é aberto à população, entidades protetoras independentes e ONGs. Desde julho, mais de 3 mil animais já foram castrados pelas duas unidades móveis que operam nas regiões sul e norte da cidade. O objetivo da ação é castrar anualmente 15 mil animais.

"Nenê" havia acabado de passar pela cirurgia, que durou cerca de 25 minutos. Foto: Felipe Rosa.
“Nenê” havia acabado de passar pela cirurgia, que durou cerca de 25 minutos. Foto: Felipe Rosa.

Na regional Tatuquara, a movimentação estava tranquila no final da manhã desta terça-feira (24). Ainda sob efeito da anestesia, a cadelinha “Nenê” cochilava no colo do dono, o cozinheiro João Rodrigues de Almeida. Ela havia acabado de passar pela cirurgia de castração, que demorou cerca de 25 minutos.

O procedimento foi rápido, e Nenê foi liberada para voltar pra casa. “Decidi trazer por uma questão de responsabilidade. Não é prudente permitir que ela ganhe mais filhotes, sem termos como cuidar”, afirmou José.

Foto: Felipe Rosa.
Foto: Felipe Rosa.

Da mesma forma, a zeladora Iracema Popokevitz resolveu inscrever a gatinha “Menina” no programa. “Ela já deu cria algumas vezes. É muito difícil encontrar pessoas responsáveis que adotem os filhotinhos. Por isso quis castrá-la”, conta.

Além da esterilização, a prefeitura também realiza ações de conscientização sobre a tutela responsável de animais de estimação, e a microchipagem dos bichinhos, com a identificação dos tutores. Para participar, basta fazer a inscrição por meio do site da Rede de Proteção Animal, e seguir o passo a passo.

Foto: Felipe Rosa.
Foto: Felipe Rosa.

Passo a passo da inscrição

1 – Acesse o o link Cadastre seu Animal no site da Rede de Proteção;

2 – Informe seu CPF para iniciar o cadastro;

3 – Preencha corretamente seus dados e os dos animais;

4 – Informe o programa social ou ONG do qual faz parte: Armazém da Família; Bolsa Família; ONG de Proteção Animal ou protetor independente (mediante cadastro prévio);

5 – Clique em adicionar o animal e em seguida, vá até o fim da página, clique em Salvar e anote o protocolo gerado (cada animal inscrito terá um número de protocolo);

6 – Compareça à Rua da Cidadania da sua Regional para validação do benefício, apresente RG, CPF, o número de protocolo gerado e comprovante do benefício; exceto Protetores e ONGs;

7 – O agendamento do procedimento será feito pela Rede de Proteção Animal por contato telefônico.

Próximos mutirões

O castramóvel ficará na Rua da Cidadania (Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – Tatuquara) até sábado (28/10) e depois segue para a Capela São João Batista (Estrada Delegado Bruno de Almeida, 8025 – ao lado da Unidade de Saúde da Caximba), onde permanece até o dia 1º de novembro.

De lá, a unidade móvel que atende a área Sul da cidade segue para a regional Bairro Novo e, na sequência, para Boqueirão. “Até o fim deste ano, pretendemos atender os animais já inscritos nas dez regionais da cidade”, conta a chefe da Rede, a veterinária Vivien Midori Morikawa. O castramóvel da região Norte começa as cirurgias na Regional Santa Felicidade no dia 6 de novembro.

Sobre o autor

Maria Luiza Piccoli

(41) 9683-9504