Como já foi informado pela Tribuna, uma intensa massa de ar polar está prevista para tomar conta do Sul do país neste fim de semana, trazendo muito frio. Junto, existe a possibilidade de que em algumas regiões do Paraná as temperaturas estejam tão congelantes que possa ter neve. Mas não em Curitiba.

continua após a publicidade

+Caçadores! “Guns” é flagrado em parque de Curitiba! Assista e descubra!

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

Como nós também queríamos a chance de ver neve na capital paranaense, fomos atrás do Simepar para entender o porquê de não ter possibilidade do fenômeno em Curitiba e descobrimos que é mais simples do que se imagina.

continua após a publicidade

A condição propícia para a neve vai estar nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já no Paraná, os moradores das cidades de General Carneiro e Palmas, no sul do estado, podem ser presenteados com a neve que vem para, pelo menos, dar graça ao friozão que vai fazer.

+Caçadores! Apelo comovente faz pizzaria realizar desejo de criança!

continua após a publicidade

Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto, a explicação é bem simples: não temos, em Curitiba, condição meteorológica para que a neve venha. “A neve é um sistema complexo, precisa de várias condições para que a água da chuva forme a neve. Nesse fenômeno, os prognósticos continuam colocando condição favorável para região de Palmas, porque a gente tem avanço muito rápido da frente fria, trazendo umidade, chuva, nuvens carregadas e logo em seguida um ar muito frio”.

Na região de Palmas, a previsão é de que, entre a noite dessa sexta-feira (2) e a madrugada de sábado (3), os termômetros fiquem bem baixos. “Durante a noite, por volta de 2ºC, mas isso vai diminuindo ao longo da madrugada, chegando a 0ºC. Neste caso, há condição para formar a neve, porque a temperatura vai estar muito baixa e é uma região mais alta”, explicou.

+Caçadores! Gangue do hidrante não perdoa e deixa prejuízo por todo o centro!

Em Curitiba, mesmo com a chuva, o ar frio não tem força para formação de neve. “Por aqui deve fazer 6ºC na madrugada de sábado, mas mesmo assim as temperaturas não ficam baixas o suficiente para formar neve. Pode ser que tenha chuvinha congelada, pela condição do tempo, mas quando o ar frio chegar, vai chegar mais seco”.

Já teve neve aqui?

Não é novidade para ninguém que a capital paranaense já viu neve sim. Em menor escala, o fenômeno aconteceu em 2013. Apesar disso, em 17 de julho de 1975 quem vivia em Curitiba teve um dia bem atípico: nevou muito por aqui. O fenômeno na capital não era inédito, mas a neve não era vista na cidade desde o ano 1928.

+Caçadores! Garota de Curitiba emprega toda a família em negócio de sucesso!

‘Pra se salvar’, militar faz coleção de Fiat 147 em Curitiba! São nove na garagem!