Concentração na musculação

Existem diversos aspectos que devemos observar a fim de melhorar a qualidade do treinamento e, consequentemente, os resultados obtidos. A concentração durante a execução dos exercícios é um deles, por vezes negligenciado pelos praticantes.

Esse tema é bastante valorizado nos esportes de alto rendimento. Nas competições, o estado de atenção dos atletas em determinada tarefa é grande, certas vezes conseguimos perceber que eles selecionam no ambiente, entre vários estímulos disponíveis, apenas aqueles que são importantes, do início ao fim da ação.

As academias, em geral, são locais recheados de estímulos: música, televisão, conversas com amigos, fluxo de pessoas, o uso de celular, etc. Distrações corriqueiras, mas que podem interferir negativamente no cotidiano de um praticante de musculação.

A capacidade de concentração, em sentido oposto, garante um conjunto de fatores necessários para um bom treino. Um estudo publicado no Journal of Strength and Condition Research, feito com praticantes inexperientes, demonstrou que a inclusão de dicas específicas ao exercício, despertando a atenção para os músculos nele enfatizados, desencadeia maior ativação muscular.

A concentração é determinante na capacidade de coordenar o movimento, deixando-o mais eficiente, assim como na execução correta da técnica, na postura adequada e na realização do intervalo planejado para a recuperação entre séries e exercícios. Essas variáveis trazem, ainda, segurança ao treinamento, evitando principalmente o surgimento de lesões.

É claro que ao tratar desse assunto mergulhamos em uma tarefa complexa, que depende de outras circunstâncias, como um regular estado emocional, consciência corporal e experiência em treinamento, até mesmo dos diferentes interesses de quem frequenta uma academia.

Dúvidas e sugestões? Mande um email para jrbarao@gmail.com.