Radicais livres e alimentos antioxidantes

Atualmente a maioria das pessoas busca mil e uma formas de se tornar mais bonitas, mais atléticas, mais jovens. As clínicas voltadas para isso estão cada vez mais cheias de clientes a procura de ‘milagres‘ contra o envelhecimento. Mas primeiramente devemos entender como é por que envelhecemos. Você sabia que uma das causas do envelhecimento do corpo se dá pela produção dos Radicais Livres?

Pesquisas revelam que o excesso desses radicais promove o aparecimento de problemas como doenças cardíacas, diabetes e até mesmo o câncer.

Mas os que são esses Radicais Livres? Vou tentar explicar de uma forma simples. Os radicais livres são moléculas que atacam outras moléculas do nosso corpo para ‘roubar‘ parte delas, os elétrons. Esses radicais são produzidos pelo organismo naturalmente, mas existem outros fatores externos que aceleram esse processo, tais como, exposição excessiva ao sol, a poluição, o estresse, a ingestão de bebidas alcoólicas, o consumo de gorduras saturadas (frituras) e gordura animal, os resíduos de pesticidas nos alimentos, o cigarro etc.

Para mantermos o corpo saudável é de extrema importância praticar exercícios físicos regularmente e outra dica para ajudar a os radicais livres é procurar consumir alimentos antioxidantes, os quais são essenciais para o funcionamento adequado do organismo e principalmente do sistema imunológico, o sistema de defesa do corpo. Uma dieta rica em frutas, vegetais e grãos integrais fornecem grande quantidade e variedade de antioxidantes. Consumir as frutas e os vegetais crus, em vez de cozidos, fornece maior concentração e melhor absorção dos antioxidantes.

Os principais antioxidantes encontrados nos alimentos são o beta-caroteno, o  licopeno, o selênio, a vitamina A, a vitamina C, a vitamina E, entre outros. A Vitamina E é encontrada em óleos vegetais, nozes, amendoim, amêndoas, sementes, azeitonas, abacate, germe de trigo, fígado e folhas verdes.

Para boas fontes de Vitamina C, procure por frutas cítricas como laranja, brócolis, folhas verdes, tomates, pimentas, pimentões, batatas, melão e morangos. Fontes comuns de betacaroteno incluem o melão, manga, mamão papaia, abóbora, pimentão, pimenta, espinafre, repolho, abobrinha, batata doce e damasco. Ja o selênio pode ser encontrado nos frutos do mar, carne de boi, carne de porco, frango, castanha do Pará, arroz  e pão integral.

Suplementos alimentares ricos em antioxidantes também podem ser utilizados se sua dieta não for balanceada, mas para medir exatamente suas necessidades particulares procure sempre um nutricionista que irá prescrever uma dieta baseada naquilo que você realmente precisa.

Desse modo, alem de diminuir o risco de desenvolver enfermidades, você também poderá observar com certeza o efeito antienvelhecimento, melhora no aspecto das pele, unhas e cabelo, maior disposição no dia a dia, diminuição da fadiga durante e após praticar exercícios físicos. Selecione melhor os alimentos e desfrute dos seus benefícios!

Até a próxima