Garantia estendida: vale a pena contratar?

Comprar uma TV, uma geladeira ou um computador novo é sempre um momento de expectativa. Levado pelo desejo da nova aquisição, nem sempre o consumidor avalia todos os aspectos relativos àquela compra como preço, condições de pagamento, prazo de garantia, prazo de entrega, rede de assistência técnica disponível, entre outros.

No momento da compra, não são incomuns as tentativas de venda da chamada garantia estendida. E é imprescindível que o consumidor conheça os aspectos mais relevantes desse tipo de seguro para avaliar se realmente vale a pena contratar.

Além disso, o consumidor deve ficar atento para o valor da garantia estendida não pode ser simplesmente incluído no valor do produto que está sendo adquirido. E, caso o consumidor concorde em contratar, deve receber comprovantes distintos e todas as informações sobre a cobertura contratada.

De acordo com a legislação, esse tipo de seguro tem algumas características que, como foi dito, devem ser informadas ao consumidor. Uma das modalidades é a extensão da garantia original. Ao contratar essa modalidade o consumidor terá – por mais um período de tempo – as mesmas garantias que foram dadas pelo fabricante.

Outra possibilidade é a contratação da extensão da garantia original ampliada. Nesse caso, há a cobertura de mais tipos de riscos e ela amplia a garantia dada pelo fabricante.

Existe ainda a extensão da garantia estendida reduzida. Essa modalidade pode contemplar coberturas reduzidas comparativamente àquelas oferecidas pela garantia do fornecedor e aplica-se somente ao seguro de garantia estendida voltado para veículos automotores e que possuem apenas garantia legal, que é de 90 dias para produtos duráveis.
Independentemente da modalidade de seguro escolhida pelo consumidor, ela começa a valer sempre após a garantia dada pelo fabricante.

Outro aspecto importante diz respeito à possibilidade de desistência do seguro. Assim, caso o consumidor deseje, poderá cancelar o contrato no prazo de sete dias e tem direito à devolução imediata do valor pago pelo prêmio.
A informação ao consumidor é um direito básico. Tomados esses cuidados, menores são as chances do cliente ter incômodos ou prejuízos.