Ontem jogador, hoje narrador

Acarreira de jogador de futebol, que começou em l968 e terminou no ano de 1988 (pontilhada de sucesso), inicialmente como meia-esquerda, depois volante e finalmente zagueiro de área, fez do Edo Tozin, hoje alcunhado de Edo Caveirinha, na atualidade um excelente narrador esportivo pelo microfone da Rádio Capital. Ele conta assim sua história ao colaborador Mussum:

“Comecei a jogar futebol com apenas 13 anos com a camisa alviverde do Vila Inah EC, ganhando, já de saída, o título de campeão juvenil no Torneio Rádio Marumbi-Sesi. Em 1972, já como adulto, defendi o Fazendinha, do saudoso presidente Rui Alberto Molleta. No ano seguinte, o técnico Sisico me levou para disputar a Copa Tribuna, pelo EC Pinheiros, que foi campeão. Com a fusão de Vila Inah e Ipê, surgiu o União Santa Quitéria, clube que defendi na temporada de 1974 e ganhamos a decisão da especial com o Trieste. Meu pai Tozin, ex-jogador do Real e Água Verde, era o técnico. Participei do campeonato dos bancários em 1977 conquistando o título pelo Banestado. Em 1979 a diretoria do União Nova Orleans, que tinha na presidência Mário Luiz Lipinski, me contratou deixando-me à disposição do técnico Mazolinha, substituído posteriormente pelo Lacinha, ex-jogador do time.

Seleção

Jogando ao lado de vários craques da época, defendi a seleção paranaense sindical. Ganhamos o título na cidade de Ribeirão Preto. Na temporada de 1982 passei a disputar o campeonato pelo Operário Pilarzinho, do então presidente Pilatti e diretor Sílvio Gasparim, já falecido. Noel de Oliveira, presidente do Capão Raso, me contratou para defender o tricolor de aço sob o comando do técnico, também já falecido, Amândio Clérice. Ganhamos o torneio Grande Curitiba em duas temporadas consecutivas, 83 e 84.

Vila Capanema

Em 87, retornei ao Santa Quitéria. Disputamos e ganhamos o título numa decisão com o Capão Raso. Partida final no Durival Brito e Silva, gol de Tiquinho, cobrando pênalti no último minuto da prorrogação. Arbitragem de Nelson Orlando Lehmkuhl e presença de enorme público. Encerrei minha carreira de jogador de futebol em 1988, assumindo a direção técnica do Santa Quitéria, onde fui empossado diretor no ano seguinte. Em 94 aceitei convite do Victor, presidente do Olímpico, para exercer a função de relações públicas daquele clube do Xaxim. Fui eleito em assembléia geral, realizada no ano de 1997, presidente do Santa Quitéria, mandato de dois anos.

No rádio

Em 1999, o filho do velho guerreiro Leônidas Rodrigues Dias me deu oportunidade de ingressar na equipe esportiva de rádio como integrante do programa A Voz do Amadorismo. Foi lá que recebi o apelido de Edo Caveirinha e onde hoje atuo como narrador esportivo da Rádio Capital, equipe Rolando a Bola, do Taíco. Tenho saudades imensas do presidente José Leite que nos deixou prematuramente. Hoje, aos 49 anos, casado, pai de três filhos, Hellen, Jeniffer e Edson, o Edinho, a quem dedico as melhores das atenções. Recebi várias homenagens como locutor esportivo: 2001: Radialista do Ano Folha de Tamandaré e Troféu Gralha Azul do Dib e Irineu, 2002: Destaque da equipe Rolando a Bola, 2003: Diploma Honra ao Mérito conferido pelo desportista Cúnico Bach e troféu Personal, idealização de Emerentino Pacca e comenda Evangelino Neves, conferida pela FPF no ano corrente.” Nome completo: Edson Claiton Tozin, nascido em Curitiba, dia 2 de agosto de 1955. Apelido: Edo Caveirinha. Oito títulos conquistados em sua carreira e vários troféus.

***

Soba reforça a equipe

Visando a realização de boa campanha na Taça Paraná, o treinador Betão já conseguiu alguns reforços para sua equipe: Curi, Derça, Marcinho, Big, Everton, Baiano e Fernando. A estréia será no dia 29 contra o XV de Novembro de Colombo, na cidade de Araucária.

Masters

Grêmio Ipiranga 3×1 Arbesc, Olaria 3×1 N. Orleans, C. Raso 7×2 Kakiense, S. Paulo 1×1 Iguaçu, B. Alto 5×2 S. Trindade, V. Fani 6×4 Sergipe, Expressinho 3×3 C. Magro e Olimpique 2×12 SD S. Carlos. Na rodada anterior: Campo Magro 1×1 Quatro Barras.

Abertura da 3.ª fase (1.ª divisão)

Grupo G: S. Paulo x Iguaçu e U. Ahu x Boqueirão. O Arbesc faz a preliminar do São Paulo e o Osternack acompanha o Boqueirão. Grupo H: Uberlândia x Caxias e N. Mundo x Olimpique. O Olaria acompanha o Caxias na preliminar de juniores.