Resumo de Abismo de Paixão: capítulos de 12 a 16 de fevereiro

Elisa diz a Dolores que se casará com Gael. Foto: Divulgação

Confira o resumo entre os dias 12 a 16 de fevereiro de Abismo de Paixão: capítulos de 12 a 16, que vai ao ar de segunda-feira a sexta.

Capítulo 66 – segunda, 12 de fevereiro

Damião chega a fazenda de Ramiro e o encontra ferido. Ingrid pede a Damião que diga que foi ele quem disparou, pois ela só estava se protegendo. Almerinda se surpreende quando Horácio diz que Ramiro tem guardado as passagens de avião que Rogério usaria para fugir com sua amante. Elisa, Gael e Edmundo chegam a fazenda de Ramiro. Ao ver Ramiro ferido, Elisa pergunta a Damião o que ele fez. Ingrid responde que como Ramiro estava muito violento, Damião disparou a arma contra ele. Almerinda pede a Horácio que tente se lembrar dos nomes que estavam nas passagens de avião. Horácio confessa a Almerinda que Carmem foi quem o pediu para recuperar as passagens de avião, e talvez Almerinda sempre esteve odiando a pessoa errada. Carmem diz ao Padre Lupe que acaba de descobrir que Gael é o filho bastardo de Rogério. Ingrid pede á Edmundo que deixe Ramiro morrer.
Elisa visita Damião para agradecê-lo pelo que fez por Ingrid. Damião a diz que o fez para que nada atrapalhasse seu casamento com Gael, pois deseja que eles sejam muito felizes. Elisa responde que deseja a ele e a Florência o mesmo. Florência agradece Elisa por haver visitado Damião. Ele pede a Florência que não faça mais uma de suas cenas de ciúme. Florência lamenta que Damião esteja preso e aceita cancelar o casamento, ainda que garanta que Almerinda faria de tudo para vê-los casados. Almerinda reclama com Horário por ter tentando matar Ramiro. Horácio nega ter o feito. Gael pede ao Padre Lupe que permita que Ingrid durma em sua casa, já que por sua segurança, não pode voltar para a fazenda de Ramiro. Padre Lupe suplica para que Gael desista de seu casamento com Elisa, já que isso não é o correto a se fazer. Paloma e Henrique comentam com Gael que se casarão. Gael lembra a Paloma que ela o ama, mas Paloma responde ela tem o direito de ser feliz com outra pessoa. Carmem visita Ramiro no hospital e o pede que não morra. Ingrid pede a Edmundo que deixe Ramiro morrer, para que assim ela possa viver tranquila, mas Edmundo se nega a fazê-lo.

Capítulo 67 – terça, 13 de fevereiro

Florência vai ver Henrique na processadora Castanhon para parabenizá-lo por seu casamento com Paloma e diz que o ama. Henrique responde que não esperará toda a vida para que eles possam estar juntos. Bráulio leva Vicente para conhecer a processadora de Elisa. Henrique os diz que Damião atirou em Ramiro, e o estado de saúde do vilão é muito grave. Na igreja, Gael pede a Ingrid que o diga quem é seu pai. Ingrid responde que esse assunto é muito complicado, e que talvez, algum dia, eles falarão sobre o assunto. Elisa propõe a Gael que adiem o casamento por quinze dias. Ele se zanga, pois pensa que a razão desse atraso é Damião. Ele diz que se casarão naquele final de semana. Carmem declara guerra a Ingrid e a adverte que já sabe de sua chantagem a Ramiro, e que foi ela quem atirou no crápula. Almerinda se une a Ingrid para destruir Carmem e pede que ela deponha em favor de Damião na delegacia. Florência parabeniza Paloma por sua gravidez e a diz que deseja que seja muito feliz ao lado de Henrique, mas que não se iluda muito, pois ele não a ama. Almerinda diz a Damião que ele sairá da cadeia no dia seguinte para se casar com Florência. Damião fica triste. Na cadeia, Carmem diz Damião que Gael e Ingrid estavam de acordo para colocá-lo na cadeia. Assim Gael poderá se casar tranquilamente com Elisa. Damião pede a Carmem que se retire. O Padre Lupe chega e tranquiliza Damião. Ele confessa ao padre que foi Ingrid quem atirou em Ramiro, e que Carmem disse que foi plano de Gael. Lupe diz que ele foi muito ingênuo em acreditar em Carmem e em ter assumido a culpa de Ingrid.

Capítulo 68 – quarta, 14 de fevereiro

O estado de Ramiro segue grave. Vicente não abandona o pai. Henrique vai à casa de sua mãe dizer que se casará com Paloma, goste ela ou não. Elisa leva flores ao tumulo de Estefânia e lá encontra Almerinda. Elisa implora para que a senhora a deixe em paz. Carmem diz a Gael que Elisa foi atrás de Damião e que ele não é homem o suficientemente para segurá-la, assim como Augusto não foi para Estefânia. Elisa escuta quando Ingrid pede a Damião que não diga a ninguém que foi ela quem atirou em Ramiro. Ao sair da fazenda, Gael encontra Betânia e ela reclama com ele pelo tipo de mãe que tem: especialista em destruir casamentos. Gael a responde que nem boa mãe ela é, então não se surpreende com seu mal caráter. No consultório, Gael chega para reclamar com Edmundo. Elisa e Ingrid vão ver a casa de Carmem, mas Carmem chega e as expulsa. Na fazenda Arango, Gael exige que Damião se afaste de Elisa e deixe de se fazer de herói. Almerinda pede a uns guardas que tirem Gael, mas Damião a impede. Edmundo reclama com Ingrid do seu casamento com Ramiro. Ela o diz que Ramiro merece tudo o que tem, e que em grande parte ela foi quem o ajudou a conquistar. Edmundo termina sua relação com ela e a empurra. Isso faz com que caia a figura de um leopardo e, de dentro dele, duas passagens de avião com os nomes de Rogério e Carmem. Carmem visita Ramiro no centro de saúde e chora dizendo que não lhe deu atenção quando ele pediu para que ela se afastasse de Ingrid. Ramiro tenta estrangulá-la.
Na praça do povoado, Antônia faz uma cena de ciúmes por Bráulio estar com Dolores. Ela exige que Dolores se afaste dele e de Vicente, já que são sua família. Bráulio aparece e cala Antônia, pedindo que ela não insulte mais Dolores. Almerinda procura Ingrid na fazenda de Ramiro, mas esta nunca chega para o encontro que tinham. Florência tem o amuleto de Damião e pensa no que fará com ele. Dolores pede a Elisa que pense bem se realmente se casará com Gael ou não. Elisa responde que deve muito a Gael. Na cabana de Ramona, ela não consegue dormir e prepara um chá. Paloma comenta com ela que também não pode dormir. Ramona a pede que diga a verdade sobre o pai do bebê, mas Paloma responde que Henrique é o pai da criança. Ramiro escapa do centro de saúde e sequestra Ingrid. Ele a leva para a casa azul e discutem. Ingrid desmaia e Ramiro a joga em um buraco que fez no quintal da casa. Ingrid acaba acordando e observa como Ramiro joga terra em cima dela. Ingrid grita desesperada.

Capítulo 69 – quinta, 15 de fevereiro

Depois de enterrar Ingrid viva, Ramiro caminha pelo campo sentindo-se mal. Ele confunde Paloma com sua mãe e pede que o ajude. Paloma, desesperada, o leva a cabana de Ramona, que se recusa a curá-lo. Paloma pede a avó que cuide dele enquanto ela vai ao centro de saúde pedir ajuda. Ramona dá um remédio para Ramiro e ele se assusta ao ver que está com ela. Sabrina visita Paulo na cadeia. Ele a pede que o ajude a sair dali, mas ela se nega, já que ele sempre jogou com seus sentimentos. Paulo liga para Florência para dizer lhe que mandará uma surpresa em seu casamento. Na fazenda Arango, Almerinda presenteia Damião com uma arma que era de Rogério, e o pede para que façam as pazes. Carmem exige que Almerinda deixe de mexer no passado, já que ela pode encontrar fatos que sejam muito dolorosos para todos. Almerinda a responde que não descansará até encontrar a verdadeira amante de Rogério e vingar-se de tudo. Damião procura Elisa na fazenda para lhe propor a compra de ‘Céu Aberto’, mas Elisa não quer vender. Gael pede a Damião que vá embora, já que não suporta vê-lo no povoado e próximo a Elisa. Carmem diz a Elisa que prefere vender sua parte de Céu Aberto a Ramiro do que para ela.Elisa já está pronta para seu casamento com Gael. Dolores e Lúcio a acompanham. Carmem fica só na fazenda, já que não foi convidada. Ramiro chega a fazenda para ver Carmem. Carmen pergunta por Ingrid e Ramiro diz que a matou. Na fazenda Arango, Damião, Almerinda e Florência se surpreendem quando veem Paulo chegar. Almerinda pede que vá embora dali assim que termine o casamento. Paulo chantageia Florência, pedindo lhe dinheiro em troca de seguir guardando o segredo quanto á sua gravidez.

Capítulo 70 – sexta, 16 de fevereiro

Florência confessa a Damião que não está grávida. Ela pede que ele busque sua felicidade ao lado de Elisa. Ela o entrega uma carta e a ata de divórcio, já assinada por ela. Damião sobe em seu cavalo e vai por Elisa. Almerinda não consegue acreditar no que está vendo e expulsa Florência da fazenda. Gael e Elisa estão se casando quando Damião chega para impedi-los. Ele ameaça Gael com um revolver e ordena Elisa que suba no cavalo. Elisa obedece e eles partem. Gael, desesperado, busca por Elisa e Damião em todo povoado.
Em uma cabana afastada do povoado, Elisa mente para Damião dizendo o que não quer estar com ele por amar Gael e pede para libertá-la. Damião lê a carta de Florência e assim descobre que ela nunca esteve grávida e que tudo que ela fez foi um plano armado por Almerinda. Florência procura Henrique para explicar que nunca esteve grávida e tudo foi uma invenção que se viu obrigada a seguir por causa das circunstancias, pois Almerinda a aprisionava. Ela pede perdão e uma oportunidade para mostrar-lhe que o ama. Paulo procura Carmem na fazenda e abusa dela para vingar se das humilhações pelas quais o fez passar.