Torta mil folhas: doce é estrela numa das confeitarias mais antigas de Curitiba

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Se a Rainha Elizabeth II viesse a Curitiba, uma singela confeitaria no Rebouças poderia oferecê-la seu doce preferido, feito com toda tradição e cuidado. A torta mil folhas da Confeitaria Gênova é preparada da mesma forma há 56 anos.

São três camadas que te levam ao céu. Primeiro a massa folhada sequinha e crocante, dourada no ponto certo para dar a massa um sabor sutil de tostado de nozes – calma, não vai nozes. O creme de confeiteiro vem no recheio e traz a doçura leve. Ele é feito da forma tradicional, com gemas, leite, açúcar e um engrossador para não deixar o creme escorrer da torta.

LEIA TAMBÉM:

>> Costela desmanchando vira recheio de sanduíche no Boteco do Bolacha

>> Mega Lombada: o maior lanche, com melhor custo-benefício de Curitiba

O aveludado delicado do creme de nata fresca, com doçura delicada, é também parte do recheio que escorre a cada garfada. Por fim, a cobertura de açúcar de confeiteiro e a lateral da torta, feita com os farelos do folheado, traz uma textura especial.

Já provei várias e várias tortas e sobremesas com massa folhada. E garanto, a Rainha Elizabeth II seria freguesa da Gênova se provasse a sobremesa da confeitaria curitibana.

A torta mil folhas, a millefoglie con crema, da Gênova é receita do italiano Bruno Marchesini, que em 1967 resolveu abrir uma confeitaria na capital paranaense. Naquele ano, existiam outras duas confeitarias na cidade: Schaffer e Das Famílias. “Meu pai achou que faltava mais uma confeitaria em Curitiba, uma confeitaria italiana”, lembra Eda Marchesini, filha de Bruno.

Com mais dois sócios, Bruno Marchesini abriu uma loja na Rua XV, que naquela época ainda não havia calçadão. “E ali ele ficou. Começou a produzir a torta folhada, receita nossa. O diferencial é esse, ela é feita do mesmo jeito há 56 anos. Quem comeu na infância e volta na confeitaria sabe que o gostinho é o mesmo daquela época”, garante Eda.

Rua XV na década de 70. A Confeitaria Gênova está no canto inferior direito da imagem. Foto: Curitiba Antiga.

A loja na Rua XV, que ficava entre a Ébano Pereira e a Doutor Muricy, acabou fechando na década de 90, mas a fábrica no Rebouças seguiu. Com o tempo, os antigos clientes ficaram sabendo da Confeitaria no Rebouças, e começaram a frequentar, encomendar as tortas folhadas.

Preparo delicado, demorado

A delicadeza da torta é garantida com preparo fino e apurado, bem artesanal. A massa é iniciada na batedeira industrial elétrica, mas todo o processo de dobras da massa é feito a mão. Para garantir qualidade, a massa é preparada dois dias antes de ser folheada. O forno precisa seguir uma temperatura ideal, a farinha é a mesma de anos, a manteiga, mesmos fornecedores. Qualquer alteração na receita mudaria o sabor da torta.

Na Confeitaria Gênova, a vitrine caprichada de doces e tortas são o verdadeiro charme do lugar. No entanto, atrás do balcão, a grande janela de vidro revela o trabalho dos confeiteiros, que preparam a massa, assam e montam torta por torta.

A estrela da confeitaria é vendida em diferentes tamanhos, de 1 a 3 quilos (custa R$ 78 o quilo). Tem também a versão individual, mini, para comer sozinho (R$ 20 – porção de 250g), e a de meio quilo, que serve de duas a quatro pessoas. Entre os recheios, nata, creme de confeiteiro e doce de leite – dá para encomendar até dois tipos de recheios por torta. Há também quem prefira encomendar somente a massa assada, os discos folheados – o preparo com o recheio é feito em casa.

A torta mil folhas é uma das mais caras da confeitaria, mas o preço é justo se levar em consideração todo o preparo, feito em três dias. Como não é muito doce, pois não vai leite condensado, agrada tanto os amantes de sobremesa como também aqueles que não gostam de doces enjoativos.

Foto: reprodução / Facebook.

Torta de creme em tempos de ‘Geração Nutella’

Em tempos de muito brigadeiro, muito leite condensado e Nutella, a Confeitaria Gênova continua conquistando novos clientes. “A maioria prefere o recheio clássico, com creme de confeiteiro e nata. Um rapaz esses tempos, que trabalha no Consulado da Itália, mandou mensagem encomendando a torta, com recheio só de creme. Quando comeu, elogiou: ‘lembrei da época que meu pai comprava torta na Itália'”, revela Eda.

Mesmo com tantas confeitarias que oferecem doces com muito leite condensado, chocolate, Nutella, Eda acredita que os doces tradicionais valem a pena serem provados. “Não é um doce que se acha em qualquer lugar, temos que valorizar esses doces mais tradicionais, delicados”.

*Os valores do cardápio divulgados no post são de agosto de 2023 e podem sofrer alterações.

Onde fica a Confeitaria Gênova?

A Confeitaria Gênova fica na Rua 24 de Maio, 1.333, no Rebouças. Abre de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, sábado das 8h30 às 17h. Fecha aos domingos. Encomendas pelo telefone: (41) 3333-8643.

Tem dicas de Rango Barateza? Manda aí!

Quer sugerir lugares com Rango Barateza para o blog? Então escreve para eloas@tribunadoparana.com.br. Aceitamos dicas por Curitiba, manda aí!