A Alma do Brasil

     Quando fala-se do Brasil, seja aqui mesmo entre alguns brasileiros e principalmente lá fora entre os estrangeiros, a primeira coisa que vem à mente é a cidade do Rio de Janeiro.

                               

A cidade do Rio de Janeiro foi, por alguns anos da minha infância e adolescência, um grande sonho, pois via as imagens na TV e sabia que tudo de melhor tinha-se por lá, principalmente belas praias. Minha primeira ida ao Rio eu ainda era menor de idade ( para mim já foi tarde ! ) e foi pelo convite de um colega da academia, pois tinha um apartamento em plena Copacabana, não perdi essa ! Foi meu primeiro grande desejo de viagem realizado. Hoje, já passei pela Cidade Maravilhosa várias vezes, o cartão postal mais vendido do Brasil é obrigação para qualquer brasileiro e qualquer viajante do mundo, apesar de certa propaganda negativa sobre os riscos da cidade, que não deixam de ser verdade, o negócio é se cuidar e se não é carioca ” da gema ” como se diz ou não conhece muito bem a cidade, melhor ficar na zona sul ( nas praias – sempre atento ) ou nos cartões postais não se aventurando muito em lugares mais isolados. Lembro que em uma das vezes presenciei uma senhora dentro do ônibus tirar uma jibóia ( de tamanho considerável ) de dentro de um saco de estopa para jogar em cima de um assaltante que havia acabado de roubar um passageiro, deixando-o de cueca sentado logo atrás de mim sem eu perceber nada ! Outro passageiro, com um tom conformado e típico sotaque carioca me disse logo em seguida : – Existem ” coisax ” que acontecem só aqui no ” Riu di Janeiruu ” … realmente uma situação dessas não se vê nem é comum todos os dias em qualquer lugar. Andar de ônibus no Rio de Janeiro será sempre uma surpresa. Mais tarde fiquei sabendo que na década de 90 essa senhora era até conhecida, pois fazia apresentações nas ruas com seu bichinho de estimação.

Mesmo assim … quem é que não quer conhecer ao Rio de Janeiro ? Corcovado e Pão de açúcar … Ipanema ( eternizada em música que toca no mundo inteiro … ), Leme, Arpoador, Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas … Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes … estes dois últimos para mim as praias mais tranqüilas … é muita opção. Reveillon em Copacabana é a maior festa de fim de ano brasileira. Presenciei o último que eram permitidos os fogos ainda na areia ( 2000/2001 ). Em seguida foram colocados em Balsas devido ao perigo e vários acidentes … vi alguns. Copacabana já foi, é ou sempre será considerada uma das praias mais famosas do mundo ! Muitos ainda citam como a mais bonita, batendo tantos paraísos pelo mundo …  principalmente sites no exterior > uma boa propaganda para o Brasil, apenas uma coisa é certa : A orla da ” princesinha do mar “ é realmente charmosa, isso é ! Isso sem citar as mulheres mais bonitas do mundo, as brasileiras … e os biquínis mais ousados do mundo também estão por lá …

A segunda capital do Brasil ( primeira foi Salvad,or/BA ) tem todo seu glamour em volta das praias, muitos artistas nacionais moram lá e não é difícil encontrá-los no dia a dia. É como se fosse a Los Angeles brasileira. Mas nada se compara aos dois maiores ícones de turismo na cidade : Cristo Redentor ( Christ the Redeemer ) e Pão de Açúcar ( Sugarloaf Mountain ), uma vista mais linda que a outra.   Detalhe sobre o Cristo Redentor, com seus 30 metros de altura ( 8 de pedestal ), é que cerca de 60% dos visitantes são estrangeiros, 37% são brasileiros de outras cidades ou estados e apenas o restante é que são cariocas, sendo que uma parcela dos moradores não conhece este monumento, mesmo sendo a  Maravilha do Mundo Moderno em uma altitude de 709 metros acima do nível do mar. Foi criado em 1922 em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, porém a conclusão foi anos mais tarde e já ouvi ou li sobre gente que acha ter sido presente da França ao Brasil assim como a Estátua da Liberdade para os Estados Unidos. Foi construído lá no alto do Corcovado e a  única coincidência é a Torre Eiffel também ter sido criada em comemoração a um centenário ( Revolução Francesa – 1789 ). A restauração que passou em 2010 me fez retornar após muitos anos e recolocou o Rio novamente entre as cidades lindas para se ver, sempre com cuidado e prudência. O melhor horário para subir o Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca ( a maior floresta urbana do mundo ) é bem cedo, antes das 9:00 hs para poder tirar aquela foto única com o Cristo atrás de você de braços abertos sem ninguém mais aparecendo nela ( coisa rara ), um sossego se for no meio da semana longe das férias tradicionais evitando dias muito frios, pois lá em cima podem chegar ventos bem fortes que impedem as pessoas de andar ! E não deixe de subir de trenzinho ( Cosme Velho ) que é o verdadeiro charme local do turismo. Ele está lá, de braços abertos, exatamente para saudar e dar boas vindas aos visitantes !    

O pôr do sol visto de cima do Pão de Açúcar é outra vista inesquecível com a benção do Cristo bem em frente … só indo para saber. Portanto, se tiver apenas um dia, vá cedo no Corcovado e do meio da tarde em diante suba de bondinho este ponto que considero mais lindo da cidade, onde é possível presenciar vários pássaros ente outros animais silvestres como os sagüis que são chamados de ” monkeys ” ( macacos ) pelos gringos … será que tudo é macaco para eles ? Em frente a Estação do Bondinho tem a Praia Vermelha, muito bonita lá de cima, porém quando se chega nela aí a visão já é outra … nem tão bela com certa sujeira e o mar que era verdinho fica bem mais escuro, considerando ainda que as águas cariocas são muito geladas, somente muito calor para encarar.

     Visitar o Maracanã ( maior estádio de futebol do mundo ) é ponto obrigatório para os que gostam do esporte, apenas fique atento a não marcar bobeira nem dar bandeira ao redor do estádio perambulando sozinho para não estragar sua visita, chegue e entre logo. Assistir uma final é emocionante, apesar de eu não ser mais muito adepto ao futebol de hoje em dia, pelos interesses financeiros e das torcidas organizadas que na real são desorganizadas permitindo vândalos entrarem em guerra até entre torcedores do mesmo time, como explicar isso !? E sem falar na final da copa de 1998 … ninguém mais lembra, mas eu nunca vou engolir aquela palhaçada de farsa ( FRANÇA 3 X 0 BRASIL ) … ops, esta coluna não é de futebol. Outro fato que importa destacar é que tudo tem preço diferenciado na cidade; desde os táxis nos aeroportos at&eac,ute; a aguinha de côco nas praias. Se você é turista não carioca ( coisa que será fácil identificar pelo seu jeito e sotaque ), o preço é maior … e se for gringo então … será em dólar ou dobro ou triplo, depende da cara do cliente. Portanto, não demonstre ser abonado e treine falar bem puxado meu irrrrmão … o negócio é saber pechinchar.  

Voltando para os atrativos turísticos do Rio que é o que importa, quem gosta de carnaval dá para desfilar numa escola de samba ou visitar os ensaios em qualquer época do ano, tudo tem seu preço. É sem dúvida um roteiro amplo, o lugar onde os brasileiros compartilham paixões e com lugares deslumbrantes, não é à toa que está sempre cheio de turistas.  Voar de Asa Delta é o que muitos buscam ( adrenalina ), já que lá de cima da Pedra da Gávea ( ou Pedra Bonita ) a visão é outro espetáculo. A subida é que é sinistra forçando carros e motos ao extremo e se o tempo estiver bom mesmo e for temporada as brigas são certas, já que a estrada é muito apertada e vai do bom senso de cada um deixar o outro passar primeiro, pois só sobe e desce um por vez … nem imagino o caos, pois subi em um dia fechado sem vôos, vale à pena subir nem que seja só para ver a praia de São Conrado ou do Pepino ( local do pouso ), não paga nada, apenas os taxis sobem em bandeira 2 ( e querem permanecer nela até você decidir descer ), caso não alugue um carro. Descer a rampa correndo rumo ao precipício não é para qualquer um … infelizmente não pude ainda provar essa experiência devido ao tempo e minha mulher disse que não ia me deixar mesmo … rs.        

Alguns taxistas locais me recomendaram e me convenceram a subir ao Largo dos Guimarães com um outro tipo de bondinho até Santa Tereza para ter uma experiência diferente e ver a arquitetura local que seria muito bonita, etc … parando para almoçar na diversidade de restaurantes locais. Desculpem-me os cariocas, mas sinceramente foi uma das piores experiências da minha vida …  cheio de riscos e policiais por todos os lados te olhando como bandido, uma sensação de que a qualquer momento iria acontecer algo e ainda mais depois que a porcaria do Bonde velho não pode subir devido um ônibus que estragou no caminho não deixando ninguém passar, nem para subir nem descer, imagine ! E esse Bonde está mais para Sucata, pois nem tem uma manutenção correta, fato que já causou vários acidentes, até fatais ! Espero que melhorem muito a situação, caso contrário, fuja ! Sei ainda que existe coisa muito pior como certos morros ou favelas. Se o leitor conhece a região sabe que andar por lá não é como andar nas praias … alguns lugares além da zona sul ou dos postais cariocas definitivamente não são convenientes nem recomendo para certos turistas ou para quem não conhece mesmo a cidade, apesar das mudanças que o Rio vem tentando fazer em sua imagem com tomada de morros e algumas favelas ( ouvi falar que são milhares !? Tente contar uma coisa dessas ? … 1, 2, 3, 4 … 100, 200 … 1000 … 1001 … nem consigo acreditar. É uma tarefa bem complicada ). Se com isso ofendo alguém que more lá, ratifico minhas desculpas, mas não deixo de falar minhas reais experiências de quem conhece muitos e muitos lugares e o Rio definitivamente não está entre os mais seguros ! Muito menos Santa Tereza cercada de várias ” comunidades “. O negócio é sempre tomar certos cuidados e precauções ao circular pela cidade ou mesmo por praias sozinho, que também são conhecidas por assaltos, entre outros perigos urbanos locais próximos, um verdadeiro contraste de realidade.  O termo ” favela “, conhecido como moradias precárias,  cabanas ou barracos de baixo nível com pouca infra-estrutura que invadem te,rrenos públicos, na realidade vem do nome da árvore favela ou faveleira ( planta cnidoscolus quercifolius ), comum no recôncavo baiano, onde soldados durante a Guerras dos Canudos haviam acampados embaixo de suas sombras para se proteger do sol impiedoso …

     Um filme de suspense e horror chamado ” Turistas ” foi gravado no Brasil ( em algum lugar entre Rio e São Paulo ) para sua própria depreciação o qual causou uma série de polêmicas para tentar proibir sua exibição em 2006, sem efeito. Não sei como conseguiram gravar aquilo aqui … ( $ ). Os americanos deveriam gravar mais seus fracassos e perdas em guerras ( além da guerra do Vietnã … ), pois ficam sempre metendo o nariz em tudo, os justiceiros internacionais. Mas foi o filme brasileiro líder de repercussão e críticas ” Tropa de Elite “, totalmente nacional que ganhou o prêmio Urso de Ouro no festival de Berlim 2008, mostra de fato um lado real do Rio de Janeiro, sendo feito sua continuação em 2010 com maior sucesso, merecido ! Para mim, o melhor filme brasileiro já exibido, exatamente por mostrar como é a vida ( ou o sistema ) de certas pessoas em certos lugares, onde certos moralistas ou ” mauricinhos ” jamais conheceriam … ou entrariam … ou admitiriam … ou assumiriam …

     E de onde vem o nome Rio de Janeiro ? Na época do descobrimento, no dia 1º de janeiro de 1502, os portugueses adentraram a Baía de Guanabara e acreditaram ser a baía de um rio … daí o rio do mês de janeiro.

http://multimedia.odiaonline.net/cristo/cristo-360/ > VISTA 360º

www.rioguiaoficial.com.br 

Continue acompanhando as colunas. Muitos roteiros e dicas ainda serão publicados … um grande abraço !

Marcelo Costa Kasprzak  

www.omundoseuviaje.blogspot.com

omundoseuviaje@hotmail.com

PRÓXIMA PUBLICAÇÃO  10/09/2011 > O onze de setembro !

PUBLICAÇÕES ANTERIORES ABAIXO

Voltar ao topo