Gênio Diabólico vai muito além de um simples crime

Gênio Diabólico. Foto: Reprodução/Netflix

A Netflix lançou na última sexta-feria (11) mais uma série documental sobre crime engenhoso sem solução. Assim como “The Keepers”, que conta o mistério da morte de uma freira, e “Making a Murder”, obra que indaga a culpa de Steven Avery por agressão sexual e homicídio qualificado; “Gênio Diabólico” segue a mesma linha de um crime misterioso.

Gênio Diabólico” retrata como um entregador de pizza é morto após assaltar um banco com uma bomba no pescoço. Foi um crime perfeito ou um assassinato diabólico? A história fica mais impressionante quando uma rede de TV começa a investigar a fundo o crime que chocou a população norte-americana em 2003.

Marjorie Diehl-Armstrong no "Gênio Diabólico". Foto: Reprodução/Netflix
Marjorie Diehl-Armstrong no “Gênio Diabólico”. Foto: Reprodução/Netflix

O documentário ainda tenta relacionar o assalto a banco com a vida de Marjorie Diehl-Armstrong, uma mulher com problemas psicológicos que foi “viúva” de dois namorados e suspeita de participar da morte do marido.

Contada em 4 capítulos com um pouco mais de 50 minutos, “Gênio Diabólico” é um documentário coberto de depoimentos, registros televisivos e arquivos policiais. Assim como “Making a Murder” e “The Keepers”, a história de Marjorie tenta mostrar as falhas do sistema judiciário norte-americano e deixa que o telespectador tire suas próprias conclusões.

Série documental é cheio de registros televisivos e arquivos policiais. Foto: Reprodução/Netflix
Série documental é cheio de registros televisivos e arquivos policiais. Foto: Reprodução/Netflix

Enfim, a obra de Barbara Schroeder, diretora da série, não traz nada de novo, assim como séries documentais de serial killer da TV Paga passada no Investigação Discovery, “Gênio Diabólico” erra em algumas partes, como por exemplo: as entrevistas de alguns personagens que se perdem no meio do caminho ou falta de veracidade. A edição deixa de desejar. Talvez um longa daria melhor do que a divisão em capítulos.

Mesmo assim “Gênio Diabólico” é uma boa história e merece ser vista.

Avaliação:  ⭐⭐⭐ 1/2

Pra quem gosta: Filme sobre serial killer.

Pra assistir: Sozinho.

Filmes/Séries semelhantes: Hannibal, Mindhunter, The Keepers.