“Cargo” é um filme de zumbi que não assusta, mas emociona

Filme "Cargo". Foto: Divulgação/Netflix

Na última sexta (18), além da segunda temporada da série “13 Reasons Why”, a Netflix lançouCargo”, filme sobre zumbi.  Se você está pensando em assisti-lo, já vou avisando que de terror não tem nada. E não levem o título dessa matéria como pejorativo. Calma, não estraguei o filme, não é spoiler. Para os amantes do gênero merecem dar atenção para esta obra e digo o porquê.

Cargo” é uma adaptação de um curta-metragem australiano, de 2013, de mesmo nome, ambos foram dirigidos por Bem Howling e Yolanda Ramke. Os produtores do longa são os mesmos de “Babadook”. Na nova trama, a história é um pouco diferente da primeira versão. O mundo foi dominado por zumbi, Andy é um pai de família que tenta de tudo proteger a sua preciosa carga, a sua filha recém-nascida. Confira o trailer:

Além do gênero Terror, zumbi é muito bem representado em comédia. Você já deve ter visto “Zombieland” (2009) ou “Todo Mundo Quase Morto” (2004) ou até mesmo o clássico dos anos 80, “A Volta dos Mortos-Vivos” (1985). Mas já imaginou um filme desses seres bizarros pra chorar? Pois é, foi o que fizeram e o resultado é o “Cargo“. Mas não pensa que isso é novidade.

Veja também: Deadpool 2″ é filme para maiores de 18 anos?

Cargo” me lembrou de três filmes: “Amantes Eternos” (2013), longa que conta a história de amor entre dois vampiros cansados da sociedade; “Deixa Ela Entrar” (2008), filme sueco sobre um adolescente que sofre bullying na escola e conhece uma garota que não gosta de sol e comida e, por fim, “Melanie: A Última Esperança” (2016), trama sobre crianças que são mantidas como reféns por cientista que busca a cura de uma doença que infestou o planeta. Ambos levam o drama como protagonista, deixando o terror apenas como figurante.

Da esquerda para direita, "Deixa Ela Entrar"; "Amantes Eternos"; "Melanie: A Última Esperança". Foto: Divulgação
Da esquerda para direita, “Deixa Ela Entrar”; “Amantes Eternos”; “Melanie: A Última Esperança”. Foto: Divulgação

Ok, então é uma tendência da década de 2000? Não. “O Homem Elefante”, clássico dos anos 80, dirigido por David Lynch, é outro que merece ser visto e que segue a mesma linha. A história de um portador de neurofibromatose múltipla que possui 90% do corpo deformado era usado como personagem de circo e alvo de chacota. É real oficial, a história é bem triste.

Cena do filme "O Homem Elefante". Foto: Reprodução
Cena do filme “O Homem Elefante”. Foto: Reprodução

Mesmo com a diferença do gênero, “Cargo” tem algumas falhas, a história se destoa ao longo do caminho e há presença de personagens sem contexto na trama. O curta-metragem, que possui 7 minutos de duração, chega a ser melhor do que a adaptação de 100 minutos.

Leia também: “Gênio Diabólico” vai muito além de um simples crime

Cargo” consegue entregar uma história sobre zumbi em um drama emocionante. E, como eu disse no começo, um thriller sem precisar de susto toda a hora.

Avaliação:  ⭐⭐⭐

Pra quem gosta: Filmes de zumbi.

Pra assistir: sozinho.

Filmes/Séries semelhantes: Guerra Mundial Z, Planeta Terror e The Walking Dead.

Você viu? TVs Americanas cancelam mais de 30 séries

Em “Deadpool 2” ninguém escapa das piadas do super-herói