enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Paula Weidlich

Mania Animal

Paula Weidlich

Dicas sobre o mundo PET e divulgação sobre feiras de adoção de cães e gatos

Câncer de mama também afeta cães e gatos, fique de olho na saúde do seu pet!

  • Por Paula Weidlich
Cães e gatos também são beneficiados com o diagnóstico precoce. Foto: Reprodução
Cães e gatos também são beneficiados com o diagnóstico precoce. Foto: Reprodução

O mês está acabando, mas os cuidados e principalmente a prevenção ao câncer de mama não devem ser restringir ao Outubro Rosa. No Brasil, a doença atinge cerca de 57 mil pessoas por ano, sendo um dos tumores mais frequentes entre as mulheres. E infelizmente, os nossos queridos pets também são atingidos pelo câncer de mama.

+ Leia mais:  10 curiosidades sobre seu cachorro que você nem imaginava!

De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de mama possui uma alta incidência nos animais de estimação, com cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvendo algum tumor, que em 85% dos casos são malignos.

Segundo o médico veterinário e responsável técnico do HiperZoo, Adolfo Sasaki, o aumento da expectativa de vida, uso de anticoncepcionais, obesidade e a alimentação inadequada estão entre os fatores que contribuem com o desenvolvimento de neoplasias entre os animais.

“O que assusta é que aproximadamente 17% dos diagnósticos em cadelas são realizados de maneira tardia, o que reduz as chances de efetividade do tratamento”, alerta o veterinário.

+ Leia mais: Cocô de cachorro: qual é o destino correto?

Para reduzir as chances do surgimento de tumores, uma das medidas mais eficazes é a castração, que pode ser feita logo nos primeiros cios. Outra orientação do veterinário é evitar os uso dos anticoncepcionais. “Além de predispor o pet ao câncer de mama, esses hormônios aumentam as incidências de outros tipos de tumores, como os no útero e ovário”, alerta Sasaki.

A observação também é indicada. Para descartar a presença de nódulos, além das consultas de rotina, o tutor também pode fazer apalpação nas mamas para verificar qualquer alteração ou o aparecimento de lesões. Caso algo seja encontrado, o veterinário deve ser procurado. É isto aí, com o autoexame e os cuidados recomendados, toda a família fica mais saudável, unida e feliz!

+ Leia mais: Bolinha azul ou vermelha? Afinal, que cores seu cachorro enxerga?

——

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br . A agenda com os eventos de petfriendly e de adoção animal do fim de semana de Curitiba e região, você também confere aqui, na Mania Animal!

Adoção responsável

Adoção responsável: Bia de quatro anos e Lily de dois, são mãe e filha, duas ‘meninas’ amorosas que estão disponíveis para adoção. De porte médio, elas já estão castradas e vacinadas. Pra levar elas pra casa fale com a Chris, do grupo SOS AnimAU Curitiba (41) 99504-3891. Foto: Divulgação

Bia de quatro anos e Lily de dois, são mãe e filha, duas ‘meninas’ amorosas que estão disponíveis para adoção. De porte médio, elas já estão castradas e vacinadas. Pra levar elas pra casa fale com a Chris, do grupo SOS AnimAU Curitiba (41) 99504-3891. Foto: Divulgação

 

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Cachorros sentem ciúmes como as crianças pequenas

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

1 Comentário em "Câncer de mama também afeta cães e gatos, fique de olho na saúde do seu pet!"


Gárgula
Gárgula
4 meses 21 dias atrás

Minha gata “Gorda” tinha 16 anos, e partiu faz 18 dias devido a um câncer de pulmão que se espalhou devido ao câncer de mama. Eu deveria ter me atentado ao fato de ter levado ela para fazer exames. Cuidem dos seus animais.

wpDiscuz

Últimas dos blogs

Fotógrafos da Tribuna

Tribuna em foco

Fotógrafos da Tribuna

Apresentamos para você um olhar diferente sobre a construção da notícia e os bastidores de uma equipe de reportagem.

·

Reunião

Michelli Duje

Divã da Tribuna

Michelli Duje

Aqui vamos conversar sobre comportamento, relacionamentos e os conflitos que as pessoas encontram em sua vida.

·

Fugir dos problemas é a solução?

Levi Mulford

Suburbana

Levi Mulford

Notícias e curiosidades do futebol amador, jogado nos bairros de Curitiba. Campeonatos, tabelas e fotos antigas .

·

Aniversariantes do mês

Últimas Notícias

Mais comentadas