Câncer de mama também afeta cães e gatos, fique de olho na saúde do seu pet!

Cães e gatos também são beneficiados com o diagnóstico precoce. Foto: Reprodução
Cães e gatos também são beneficiados com o diagnóstico precoce. Foto: Reprodução

O mês está acabando, mas os cuidados e principalmente a prevenção ao câncer de mama não devem ser restringir ao Outubro Rosa. No Brasil, a doença atinge cerca de 57 mil pessoas por ano, sendo um dos tumores mais frequentes entre as mulheres. E infelizmente, os nossos queridos pets também são atingidos pelo câncer de mama.

+ Leia mais:  10 curiosidades sobre seu cachorro que você nem imaginava!

De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de mama possui uma alta incidência nos animais de estimação, com cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvendo algum tumor, que em 85% dos casos são malignos.

Segundo o médico veterinário e responsável técnico do HiperZoo, Adolfo Sasaki, o aumento da expectativa de vida, uso de anticoncepcionais, obesidade e a alimentação inadequada estão entre os fatores que contribuem com o desenvolvimento de neoplasias entre os animais.

“O que assusta é que aproximadamente 17% dos diagnósticos em cadelas são realizados de maneira tardia, o que reduz as chances de efetividade do tratamento”, alerta o veterinário.

+ Leia mais: Cocô de cachorro: qual é o destino correto?

Para reduzir as chances do surgimento de tumores, uma das medidas mais eficazes é a castração, que pode ser feita logo nos primeiros cios. Outra orientação do veterinário é evitar os uso dos anticoncepcionais. “Além de predispor o pet ao câncer de mama, esses hormônios aumentam as incidências de outros tipos de tumores, como os no útero e ovário”, alerta Sasaki.

A observação também é indicada. Para descartar a presença de nódulos, além das consultas de rotina, o tutor também pode fazer apalpação nas mamas para verificar qualquer alteração ou o aparecimento de lesões. Caso algo seja encontrado, o veterinário deve ser procurado. É isto aí, com o autoexame e os cuidados recomendados, toda a família fica mais saudável, unida e feliz!

+ Leia mais: Bolinha azul ou vermelha? Afinal, que cores seu cachorro enxerga?

——

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br . A agenda com os eventos de petfriendly e de adoção animal do fim de semana de Curitiba e região, você também confere aqui, na Mania Animal!

Adoção responsável

Adoção responsável: Bia de quatro anos e Lily de dois, são mãe e filha, duas ‘meninas’ amorosas que estão disponíveis para adoção. De porte médio, elas já estão castradas e vacinadas. Pra levar elas pra casa fale com a Chris, do grupo SOS AnimAU Curitiba (41) 99504-3891. Foto: Divulgação
Bia de quatro anos e Lily de dois, são mãe e filha, duas ‘meninas’ amorosas que estão disponíveis para adoção. De porte médio, elas já estão castradas e vacinadas. Pra levar elas pra casa fale com a Chris, do grupo SOS AnimAU Curitiba (41) 99504-3891. Foto: Divulgação

 

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Cachorros sentem ciúmes como as crianças pequenas