Cachorros sentem ciúmes como as crianças pequenas

Foto: Freepik

Carinhosos e tratados como membros da família por muita gente, os cachorros, como alguns tutores já desconfiam, podem sentir ciúmes. De acordo com um estudo recente feito pela Universidade Eötvös Loránd, da Hungria, os cães são capazes de experimentar este sentimento de uma maneira similar a uma criança de dois anos. De acordo com a pesquisa, os animais, assim como as crianças pequenas, sentem necessidade de atrair atenção para si.

+ Leia mais:  10 curiosidades sobre seu cachorro, que você nem imaginava!

Nos testes feitos com 24 cães que observaram o contato de seus “donos” com outros cachorros e objetos, os animais mostraram sua insatisfação ao serem ignorados por quem eles mais amam. O comportamento mais ciumento foi percebido quando a interação do tutor acontecia com outros cachorros. Para os pesquisadores, os resultados sugerem que o comportamento ciumento que emerge nos cães é funcionalmente semelhante ao observado nas crianças, em situações semelhantes.

Em harmonia

E você, já percebeu o ciúme entre os pets da sua matilha? As brigas por atenção passaram a ser uma rotina em sua casa? Para amenizar o comportamento e o desgaste que ele pode provocar na família, especialistas indicam o adestramento do pet e a socialização do animal, se possível, desde filhote.

+ Leia mais: Cocô de cachorro: qual é o destino correto?

Para manter a harmonia, outras dicas ainda incluem evitar disputas por comida e brinquedos, não dar carinho e atenção para apenas um dos animais e não forçar a convivência entre animais que não estão habituados a viver juntos. Mas com paciência e carinho, até o ciúmes pode ser contornado!

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br

Adoção responsável

Adoção responsável: Esta linda filhote e seus irmãos sonham em ter uma família. No total são três fêmeas e um macho disponíveis para adoção. De porte médio, eles estão vermifugados e com a primeira dose de vacina. Para adotá-los, fale com a Ana Penhalver (41) 99873-1676. Foto: Divulgação
Esta linda filhote e seus irmãos sonham em ter uma família. De porte médio, eles estão vermifugados e com a primeira dose de vacina. Para adotá-los, fale com a Ana Penhalver (41) 99873-1676. Foto: Divulgação

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Bolinha azul ou vermelha? Afinal, que cores seu cachorro enxerga?