Tudo ou nada

This year I resolve myself to ignore my arch nemesis in culinary choices and pay much more attention to that angelic voice helping me dine sensibly.

Se você é uma pessoa que está buscando perder peso e segue um plano alimentar e de exercícios, você já deve ter notado que existem inúmeras situações que colocam à prova do foco que essa rotina pede. Diante de tantos eventos, talvez, você se reconheça em uma atitude conhecida como tudo ou nada.

Imagine o seguinte acontecimento, durante a semana sua rotina de alimentação e treino foram seguidos à risca, porém bastou chegar a sexta-feira que a pizza na casa dos amigos estimulou a primeira refeição fora da dieta. No dia seguinte, devido à rotina diferente, você não se preocupa com o café da manhã e tampouco com o almoço, e já que saiu da dieta algumas vezes, abandona todo o planejamento alimentar e come tudo que tiver vontade, retomando a dieta apenas na segunda-feira. Assim, no início da semana, se enche de culpa e não encontra justificativa por não ter seguido o plano alimentar.

É uma atitude comum desistir de seguir o planejamento alimentar quando alguma refeição falha. É quando surge o pensamento ‘já que eu saí da dieta no almoço vou aproveitar e comer tudo que eu sentir vontade e voltar para a alimentação saudável apenas na segunda-feira‘. Este tipo de atitude é conhecida como pensamento dicotômico, síndrome do tudo ou nada ou o famoso oito ou oitenta.

A segunda-feira se tornou o famigerado dia de iniciar a dieta e a academia devido a frequentes acontecimentos como este. Mas saiba que, sair da dieta ou ficar alguns dias sem treinar, são eventos que normalmente acontecem em nossas vidas e não somos fracos ou indisciplinados quando ocasionalmente saímos do planejado. Há acontecimentos que estão além do nosso alcance e aceitar sadiamente esses eventos como parte de nossas vidas é também uma parcela do processo de autoconhecimento e automonitoramento.

É importante aceitar que os momentos fora do planejamento alimentar acontecem e é necessário reconhecer que tais momentos podem ser vivenciados sem culpa. Mas com responsabilidade pelas escolhas, ou seja, diante de tais eventos você pode escolher as opções mais saudáveis do cardápio e saber que a próxima refeição continua dentro do seu plano alimentar.

Então, a melhor atitude é retornar a rotina saudável e ao seu plano alimentar o mais rápido possível, evitando se deixar influenciar pelos pensamentos sabotadores. Então, se você inevitavelmente saiu da sua rotina de dieta, não se preocupe, coma até se saciar e não até explodir e retome ao planejamento na próxima refeição. Assim você tornará a alimentação saudável como um hábito e o consumo de alimentos gordurosos uma exceção.

Um abração e uma boa semana equilibrada.