Fazer sexo emagrece? Veja três fatores que respondem a questão!

Fazer sexo ajuda a emagrecer? Veja três fatores que podem responder!
Foto: Freepik

No meu Instagram (@ZANONMACEDO) eu trago diariamente conteúdo com exercícios sobre emagrecimento para quem tem mais de 40 mais e lá eu abro espaço para perguntas e dúvidas. E nessa semana um dos meu leitores me fez uma pergunta curiosa: “Sexo conta como exercício para emagrecer?

Soou como engraçado, mas eu mesmo me perguntei: será que conta? Fui pesquisar e quero te trazer os dados que encontrei aqui na coluna e hoje pra ver se você realmente pode emagrecer transando.

VEJA MAIS: Quatro exercícios caseiros para quem quer perder barriga

Existem 3 fatores muito importantes para um exercício ser realmente eficiente e emagrecer:

  1. Intensidade
  2. Duração
  3. Consistência

Falando sobre intensidade e duração juntos, um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, relatou que a maioria dos homens gasta cerca de 100 calorias e as mulheres 70 calorias durante uma relação sexual que dure em média 25 minutos (contando com as preliminares).

Sobre a consistência, segundo um estudo do Instituto Kinsey, na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, a frequência semanal varia de acordo com a idade e o estado civil da maioria dos indivíduos.

Dos 18 aos 29 anos, a média de relação sexual é de 2 a 3 vezes por semana. Dos 30 aos 39 a média cai para de 1 a 2 vezes por semana. E dos 40 aos 49 ano a média é ainda menor, de 1,3 vezes por semana. Se considerar entre os casados, cerca de 57% transam algumas vezes por mês (para menos). Isso significa que se você for casado e tiver mais de 40 anos, provavelmente a sua média é de menos de 1 vez por semana.

LEIA MAIS: É possível emagrecer sem fazer dieta? Como assim?

De acordo com esses estudos eu posso te dizer que sexo não conta como exercício físico capaz de te fazer emagrecer. Para emagrecer de forma eficiente você precisa treinar em média de 3 vezes na semana, no mínimo duas se o treino e a alimentação estiverem muito bem equilibrada. Isso significa que a frequência semanal do sexo da maioria da população acima dos 30 anos já não é compatível com o emagrecimento.

E mais, com uma duração média de 25 minutos, incluindo as preliminares, e gastando de 70 a a 100 calorias, é sinal que a intensidade do exercício não é alta. Então não conta como um treino eficiente para acelerar o seu metabolismo e emagrecer.

Sexo é muito bom, vai te ajudar a ser mais feliz, liberar hormônios que vão te fazer bem e ajudar a ficar menos ansioso e a controlar melhor a sua vida. Porém, o esforço físico do sexo não contará como exercício físico. A não ser que você seja muito transcrito e fora da curva da normalidade.

VEJA TAMBÉM: Quem emagrece mais? O Homem ou a mulher?

Se você tem 40 anos ou mais e quer emagrecer, você precisa de um programa de treinos que acelere o seu metabolismo, não apenas gastar algumas calorias. E exercício físico é muito mais que emagrecer. Ele pode te ajudar inclusive na hora das relações sexuais, pois além de emagrecer, te fazer se sentir mais atraente, ter mais disposição e condicionamento físico, ele também te ajudará aumentando o libido, melhorando a disfunção erétil para os homens e a contração dos músculos mais internos para as mulheres.

Exercício é vida, assim como sexo é vida. Pratique os dois e seja feliz.

Um abração e até a próxima semana.

Ps.: Pratiquem mais. Achei essa média aí do estudo meio baixa 🙂

Referências:

Estill, A., Mock, S. E., Schryer, E., & Eibach, R. P. (2017). The effects of subjective age and aging attitudes on mid-to late-life sexuality. Journal of Sex Research. doi: 10.1080/00224499.2017.1293603

Frappier J, Toupin I, Levy JJ, Aubertin-Leheudre M, Karelis AD (2013) Energy Expenditure during Sexual Activity in Young Healthy Couples. PLOS ONE 8(10): e79342. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0079342