Dica prática para diminuir a fome e te ajudar a emagrecer

Antigamente, quando eu era lutador profissional, lembro de que eu precisava emagrecer para bater o peso para o dia da luta. Geralmente eu passava o dia todo tranquilo com todos os meus afazeres, porém ao início da noite eu sentia uma pequena fome, um buraquinho no estômago, e pouco a pouco esse buraquinho ia aumentando, se tornando um imenso buraco que era acompanhado de um barulho enorme que gritava “quero comida”. Depois do desespero, quando voltava a mim, estava na cozinha, com a porta da geladeira aberta comendo tudo o que via pela frente.

Não sei você, mas para mim a fome é o mais difícil de controlar no processo de emagrecimento. E para você? O que mais atrapalha?

+LEIA TAMBÉM: Qual é o melhor tipo de treino pra emagrecer?

Pensando nisso, a Universidade de Griffith, na Austrália, realizou um estudo de revisão sistemática e meta-análise para verificar o que a ciência tem correlacionado entre exercício físico e fome. Revisaram 75 artigos científicos sobre o tema, no qual utilizavam a caminhada, corrida, ciclismo, natação entre outros para verificar a relação dessas modalidades com a supressão da fome. Tal análise se baseou principalmente na ação do hormônio Grelina, também conhecido como hormônio da fome, produzido no estômago e pâncreas quando o estômago está vazio e atuam no cérebro gerando a sensação de fome.

A conclusão foi que os exercícios físicos, independente da modalidade e de como são feitos, diminuem a ação da Grelina de 2 a 9 horas. Consequentemente, tendendo a diminuir a sensação de fome nas próximas horas após o exercício físico.

+DICAS PARA EMAGRECER: Qual é a melhor dieta para emagrecer?

Estamos falamos da fome fisiológica, ou seja, a fome que alimenta o corpo físico. Porém, como seres humanos, com sentimentos e vontades, temos que compreender que também temos desejos de comer, que nos faz comer alimentos para o conforto. Então um passo importante é saber se você realmente está sentindo fome ou desejo de comer (assunto abordado na matéria “É fome ou desejo de comer?”)

A minha dica é fazer exercício físico antes do horário que a fome mais atacar, por exemplo se é à noite, faça o seu exercício ao sair do trabalho. Diminuindo a fome fisiológica também ajudará a diminuir os gatilhos que te levarão a sentir o desejo de comer.

Um abração e até a próxima quarta-feira.

Referência

Schubert MM, Sabapathy S, Leveritt M, Desbrow B (2014) Acute exercise and hormones related to appetite regulation: a meta-analysis. Sports Med (2014) 44: 387. https://doi.org/10.1007/s40279-013-0120-3

Treino HIIT: como fazer os exercícios que ajudam a emagrecer