Treino HIIT: como fazer os exercícios que ajudam a emagrecer

Treino HIIT

O HIIT é um modelo aeróbio de treino de alta intensidade que cientificamente mostrou ter excelentes resultados no emagrecimento e na melhora da saúde. A sigla HIIT vem do inglês, e significa ‘treinamento intervalado e alta intensidade‘. Esse modelo de exercício consiste em praticar um único exercício, como corrida ou bicicleta, e alternar períodos de esforço em alta intensidade por períodos de recuperação.

Há diferentes maneiras de executar o treino HIIT, por isso ele é classificado de acordo com o tempo e intensidade do esforço aplicado:

HIIT curto

HIIT longo

– RST

– SIT

HIIT curto

tem períodos de esforço de até 1 minuto com recuperação de até 1 minuto em intensidade controlada. Sua característica básica é possuir um início fácil com maior dificuldade no final do exercício, sendo este o mais indicado para iniciantes.

HIIT longo

tem esforços de 2 até 8 minutos, com recuperação de 1 a 4 minutos em intensidade controlada. Sua característica básica é possuir todos os momentos de esforço elevado e boa recuperação para o próximo momento de esforço.

RST

RST significa “Treino de Sprint Repetidos” e apresenta esforços máximos de 10 segundos por recuperação até 1 minuto. É um HIIT de esforço máximo que apresenta as mesmas características do HIIT curto, iniciando de maneira tranquila e finalizando com muito cansaço.

SIT

O SIT que significa “Treino de Sprint Intervalado”, apresenta esforços máximos de até 30 segundos por uma recuperação longa, de 1 a 5 minutos. Por ser máximo, esse modo de treino é bastante cansativo.

Qual tipo de treino HIIT traz os melhores resultados?

Para te ajudar, a Universidade de Clermont Auvergne, na França, realizou uma meta-analise onde revisaram 39 estudos científicos sobre o HIIT, e assim identificaram qual a melhor maneira de realizá-lo. Nesses estudos foram utilizados a esteira e a bicicleta como exercícios, e os modelo utilizados foram o HIIT curto e o longo, variando os períodos de esforço de 8 segundos até 4 minutos e os intervalos de 12 segundos a 3 minutos.

Através desses estudos, conclui-se que o HIIT é a melhor atividade física com relação tempo/resultado para emagrecer. Isso significa que em pouco tempo de treino você poderá ter bons resultados na perda de peso. Também foi observado que os exercícios feitos na esteira reduziram mais a gordura total do corpo, enquanto que executados na bicicleta obtiveram maior redução na gordura da região abdominal. Concluíram também não importa se você executará o HIIT curto ou longo, o importante é que atinja 90% da frequência cardíaca máxima para gerar os melhores resultados.

Então, quer emagrecer? Treine com intensidade!!! Sem esquecer os demais pilares do emagrecimento: alimentação, mentalidade magra e comunidade de apoio.

Um abração e até a próxima quarta-feira.

É fome ou desejo de comer?