Qual é o melhor tipo de treino pra emagrecer?

O HIIT é um modo de treinamento que vem ganhando cada vez mais destaque e adeptos devido aos visíveis resultados na perda de peso. Mesmo diante tantas evidências surgem algumas discussões se ele é a melhor opção de exercício físico para o emagrecimento.

Cada vez mais pesquisas científicas comprovam que o HIIT apresenta os melhores resultados no que se refere à perda de gordura e na manutenção da massa magra, isto comparado ao aeróbio contínuo tradicional. Diante desses resultados algumas dúvidas práticas chegam a mim, a principal questão é referente às pessoas que não gostam de fazer exercícios de alta intensidade, surgindo a dúvida se conseguirão emagrecer.

Entenda que o emagrecimento é composto de uma série de fatores, todavia, se você cuidar dos quatro pilares do emagrecimento (alimentação saudável, exercício físico, mentalidade magra e comunidade de apoio) você conquistará o emagrecimento. Sendo assim, o aeróbio tradicional te ajudará nos seus objetivos. O que difere é a velocidade que você colherá seus resultados. Exemplificando, é como uma viagem, você pode fazer o percurso de bicicleta ou de carro. Por mais que existam muitas pessoas que optam pela bicicleta, de carro você chegará mais rápido. É isso que o HIIT promove, um modo mais rápido na redução de peso.

Então se você gosta do aeróbio tradicional ou ainda não gosta de executar o HIIT, você poderá utilizar o aeróbio contínuo, porém atente-se. Cuide bem dos quatro pilares do emagrecimento e monitore o seu peso semanalmente, caso não perceba resultados pare e refaça as suas estratégias de treinos e alimentares. Tudo pode e deve ser ajustado nesse processo. E caso você queira dar aquela acelerada no processo de emagrecimento pense em introduzir o treinamento de alta intensidade e assim que você alcançar o seu objetivo ou parte dele, volte aos treinos que você tanto gosta.

Um bom planejamento de treino considera o longo prazo com as menores chances de se deixar desistir, incluindo atividades que você gosta e ainda pitadas de desafios que te levem a melhorar seus treinos e hábitos. Podendo intercalar exercícios que gerem mais resultados, assim mantendo a sua motivação e permitindo que a atividade física se torne seu novo estilo de vida.

O melhor treino é aquele que você gosta de executar e que está gerando os resultados de acordo com as suas expectativas reais.