Conheça técnicas para acelerar o seu metabolismo e emagrecer mais rápido!

Na última semana conversamos sobre a influência do metabolismo no emagrecimento e que ele pode ser responsável por tornar mais fácil ou difícil a perda de peso. Hoje contarei como acelerar o seu metabolismo e, consequentemente, facilitar o emagrecimento.

Primeiro precisamos entender como funciona o processo fisiológico de emagrecimento. Para emagrecer precisa que ocorra um déficit calórico, isso é, ingerir menos calorias do que se gasta. Devemos comparar como uma balança, onde de um lado está tudo o que você ingere (come) e do outro tudo o que você consome de energia. O lado do gasto de calorias é divido em três:

– Exercício físico – que compreende as calorias gastas durante os exercícios físicos.

– Atividades diárias – são as calorias gastas durante todas as atividades diária, compreende tudo o que você faz no seu dia, como sair da cama, arrumar a casa, ir ao banheiro e o seu trabalho.

– Calorias gastas em repouso – estas são as calorias gastas quando você está dormindo, assistindo Netflix no sofá ou lendo um livro.

O seu metabolismo não para de gastar calorias, e um órgão responsável pela maior queima calórica é o cérebro, você gasta calorias enquanto pensa, enquanto dorme e enquanto sonha. Você gasta calorias o tempo todo.

+ Leia também: Você não precisa ser chato para emagrecer!

Tradicionalmente, quando pensamos em exercício físico, nos preocupamos com as calorias gastas durante a sua execução, assim quanto mais tempo durar o exercício mais calorias ele gastará, aumentando o peso da balança no lado do gasto calórico. Porém estudos atuais descobriram que a melhor forma do exercício auxiliar no emagrecimento não é gastando as calorias durante o exercício e sim o quanto o exercício deixará o seu metabolismo acelerado depois da atividade.

O exercício físico pode atuar no metabolismo aumentando a produtividade do gasto de calorias durante as outras duas fases do gasto calórico, atividade e repouso. Assim, com o metabolismo mais rápido você gastará mais calorias quando fizer as mesmas atividades.

O próprio Doutor Chih-Hao Lee, professor de genética e doenças complexas de Harvard, fundamenta que exercícios capazes de acelerar o metabolismo são aqueles feitos em alta intensidade, como HIIT, musculação e outras atividades. Os exercícios quando executados em alta intensidade de forma intermitente geram um estresse que promove adaptações no seu corpo, tornando ele uma máquina de queimar gordura.

+ Não deixe de ler: Dica prática para diminuir a fome e emagrecer mais rápido

Para concluir, devo lembrar que o metabolismo influencia unicamente no processo fisiológico de emagrecimento. Para emagrecer eficientemente necessitamos do processo mental e psicológico de mudança de mindset e comportamento. O emagrecimento é multifatorial, e para ele realmente acontecer você precisa cuidar dos quatro pilares que compõem a perda de peso, sendo estes, alimentação saudável, exercício físico, mentalidade magra e comunidade de apoio. Se quiser saber mais sobre esses quatro pilares entre no nosso blog e confira.

Um abração e até a próxima quarta-feira.