Seu metabolismo lento não te deixa emagrecer?

É logico, vamos direto ao assunto, a culpa é sempre do metabolismo! Segundo o professor de genética e doenças complexas da Universidade de Havard, Dr. Chih-Hao Lee, há muitos mitos relacionando o impacto do metabolismo no controle do peso. Metabolismo é o processo interno onde o seu corpo consome energia em forma de calorias para se manter vivo, ou seja, se movimentar, manter as batidas do coração, as sinapses cerebrais e tudo o que contempla o poderoso e complexo organismo humano. Ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana e esse processo tem diversas intensidades, em diferentes pessoas.

+ Leia mais: Fake news do emagrecimento

As pessoas podem ter metabolismo acelerado, médio ou lento independentemente da sua composição corporal. A idade também afeta o metabolismo, que com o passar dos anos se torna mais lento. Todavia o interessante é que segundo o Dr. Lee, você não pode culpar o seu metabolismo pelo ganho de peso.

Um estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica, em 2016, analisou pessoas com metabolismo lento a fim de verificar se estas ganhavam mais peso que pessoas com o metabolismo rápido, no decorrer dos anos. Na pesquisa foram avaliadas 757 pessoas, separadas em dois grupos, os 15% com o metabolismo mais lento e os 15% com o metabolismo mais rápido. A diferença entre os dois grupos era um consumo de 500 calorias diárias e isso é considerado bastante.

+ Leia mais: Quatro erros que não deixam você emagrecer

Ao final do estudo seus resultados foram surpreendentes. As pessoas de metabolismo rápido tiveram um aumento de peso levemente maior que as pessoas de metabolismo lento! A conclusão foi que o metabolismo não é o fator determinante no processo de ganho ou perda de peso. Ele ele apenas indica o esforço que você terá que fazer para emagrecer, o responsável pelo emagrecimento é o seu comportamento, principalmente ligado a alimentação e a prática de exercício físico.

A boa notícia é que para facilitar o emagrecimento você pode acelerar o seu metabolismo, segundo o Dr. Lee, mas isso eu te contarei na próxima semana.

Um abração e até a próxima quarta-feira.

 

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Você não precisa ser chato para emagrecer!