Fake news do emagrecimento

As eleições se encerram e um dos balanços que podemos observar foi a quantidade de fake news que as disputas trouxeram. As fake news, como o próprio nome já diz, notícias falsas, são mentiras inventadas para difamar o outro com o objetivo de levar vantagem própria. Essas notícias são dissipadas principalmente pelo Facebook e pelo Whatsapp.

Essas notícias falsas não são exclusivas da disputa eleitoral e tampouco são novidade para o emagrecimento. Como estou sempre pesquisando novidades e estudos sobre emagrecimento, encontro muitas promessas absurdas pela internet. Assim, quando percebo que algo é duvidoso procuro intensificar minhas pesquisas científicas e buscar comprovações do que realmente funciona.

Hoje vou contar algumas fake news que encontramos constantemente.

Dietas da moda – constantemente é lançado uma dieta milagrosa nova, que alguma artista fez e emagreceu muito. Você já deve ter visto que todo ano aparece um alimento que te faz secar, como alguns alimentos como a linhaça, a tapioca ou o goji berry. Sinto dizer, mas nenhum alimento sozinho é capaz de fazer você emagrecer, e nenhuma dieta milagrosa fará você sustentar o peso perdido. A dieta que funciona é uma que leve a um déficit calórico que inclua alimentos que façam parte da sua rotina e levando em consideração as suas preferências pessoais, sociais e culturais.

Desafio 21 dias, 30 dias ou 45 dias – é uma boa estratégia, vai te ajudar emagrecer, pois o desafio te mantém motivado. O problema é quando o desafio se encerra não há motivação e provavelmente você voltará a antiga rotina e irá recuperar o peso novamente. Por isso pense: você quer emagrecer por 21 dias ou para a vida toda?

Antes e depois – você já se impressionou com uma foto de antes e depois? Não vou mentir, eu gosto muito dos antes e depois, pois ajuda muitas pessoas na persistência e a alcançar o seu objetivo, porém há dois grandes erros no antes e depois. O primeiro é a foto do antes e depois com efeitos na mudança da postura ou pelo auxílio de edição de imagem. O segundo erro é o antes e depois com pouco intervalo de tempo, pois pode ser pela diminuição de resíduos corporais como água, ou se a pessoa realmente emagreceu não saberemos diante uma mudança tão brusca e rápida é possível manter o peso. As melhores fotos de antes e depois são aquelas onde a pessoa está na mesma postura e os intervalos de tempo são superiores a 3 meses.

Dica do dia, analise com cuidado cada informação sobre emagrecimento contida na internet, principalmente os que estão ligados à venda. Lembrando que emagrecer é ter consistência em fazer e manter os hábitos que te levam a ter um déficit calórico por um longo prazo, de maneira saudável, prazerosa e feliz.