Bexiga caída

Cada vez mais comum entre as mulheres, o prolapso genital ou como é popularmente conhecido “bexiga caída”, se caracteriza pelo enfraquecimento da musculatura perineal e consequentemente vários órgãos da região como útero, bexiga, uretra, intestino, reto, acabam perdendo sua sustentação.

Isso pode acontecer em qualquer época da vida, porém após os 60 anos é maior a incidência e hoje afeta cerca de 30% das mulheres. Apesar de ser uma condição chata, que causa grande desconforto, a notícia boa é que tem tratamento.

Há vários fatores que causam este distúrbio, mas a maioria das vezes é devido à gravidez, feto pesado ou muitos partos.Também acontece em casos de obesidade, envelhecimento, alterações hormonais, e certas doenças musculares, neurológicas e genéticas. A cura pode ser desde exercícios físicos em casos mais leves, até intervenção cirúrgica nos mais avançados.

Os sintomas são sensação de peso na região pélvica e inchaço extremo acima da vagina. Além de dor ao ir ao banheiro e durante relações sexuais, há também a incontinência urinária e fecal que estão relacionadas ao prolapso genital. Tão logo perceba estes sintomas, procure logo seu médico para o tratamento.

Lembrando que o melhor tratamento é a prevenção. Exercício físico garante o fortalecimento da musculatura perineal o que evita a incidência deste problema. No caso de gravidez, é essencial o acompanhamento pré-natal para que se identifique a possibilidade de ocorrer o prolapso genital. Fique de olho e procure sempre orientação médica.
Mais informações mande email para faleconosco@marialeticiafa gundes.com.br