Lutando desde Piá

Um grave acidente na infância mudou a vida de Rudimar Fedrigo para sempre. Foi no Muay Thai que o fundador da academia Chute Boxe encontrou uma forma de fisioterapia que lhe ajudasse a ter uma rotina normal. A paixão pelas artes marciais começava ali e ele nem imaginava que poderia influenciar o mundo das lutas.

Em 1979, Fedrigo criou uma das academias mais conceituadas do mundo. Por ali, passaram lendas do MMA, como Wanderlei Silva, Anderson Silva, Maurício Shogun, Murilo Ninja, José Pelé Landy e outros. “Não achei que a academia fosse tomar essa dimensão”, disse o fundador, em entrevista à Tribuna. O criador da Chute Boxe relembrou os grandes momentos da academia, que aconteceram na época do extinto Pride. “Foram períodos fantásticos com o Wanderlei, Shogun, Anderson”, destacou Fedrigo. Ele ainda possui contato com algumas destas feras. Porém, com uma delas, o ex-campeão do UFC Anderson Silva, o empresário tem uma certa rixa. Em 2012, Fedrigo entrou na Justiça contra o Spider, após o lançamento da biografia do lutador. Nela, o atleta afirmava que Fedrigo era uma pessoa má.

Hoje, o fundador da CB se orgulha de falar de uma nova remessa de lutadores que está surgindo na academia. “Como em todas as academia, há um novo ciclo. Estamos preparando uma nova geração, com destaque para o Leonardo Macarrão, que vem fazendo um grande trabalho e outros nomes”, ressaltou.

Fase boa

Apesar de não possuir um nome de ponta da sua academia no principal evento de MMA do mundo, o líder da CB comemora o atual momento das artes marciais mistas. “Eu estou muito contente pelo que tem ocorrido. Todas as academias estão bombando e isso é muito bom”, concluiu.

***

Final

Tem fatos nas artes marciais que são pouco vistos pelo público em geral. É claro que a galera gosta de ver a pancadaria rolando solta nos octógonos. Mas, o mais importante nas lutas acontece nos bastidores. É impressionante o que rola com a maioria das pessoas quando entram de cabeça no mundo das artes marciais. Disciplina e respeito são qualidades que você encontra em muitos lutadores atualmente.

Um destes atletas anunciou a sua aposentadoria dos octógonos no último fim de semana. Destaque dos ‘grandes tempos’ da Chute Boxe, Cristiano Marcello pendurou as luvas. Com 36 anos, o carioca que já pode se considerar curitibano irá dedicar o seu tempo à sua academia, a CM System. Atitude nobre desse cara, com quem tive o prazer de aprender muito sobre lutas, comunicação e respeito. Sorte ao CM nesta jornada. Cheers!

Aposentadoria?

A galera tem comentado por aí que Rodrigo Minotauro, outra lenda do MMA, deveria se aposentar após a derrotada para o Roy “Pança” Nelson, ocorrida na última sexta-feira, em Abu Dhabi.

O brasileiro, entretanto, vai queimar ainda mais lenha. A tendência é que o Minota encare uma ‘pedra em seu sapato’ em breve. Frank Mir, primeiro lutador a nocauteá-lo e finaliza-lo, deverá ser o próximo rival, antes de sua retirada dos octógonos. Vem vingança por aí!