Grupo canadense escolhe Norte do Paraná para prospectar negócios

Na última semana, técnicos da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e membros do Consulado Geral do Canadá estiveram em Maringá para a primeira edição do Encontro de Negócios Internacionais (Enit), promovido pelo Instituto Mercosul, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e Agência de Desenvolvimento Terra Roxa. O grupo, comandado pelo cônsul do Canadá no Brasil, Benoit Prefontaine, procura parceiros para promover investimentos entre os dois países.

De acordo com Cezar Couto, presidente do Instituto Mercosul, as reuniões foram importante pois propiciaram aos participantes um maior conhecimento sobre as oportunidades de negócios, bem como particularidades do ambiente empresarial canadense.

Prefontaine disse que a região foi escolhida por abrigar empresas e instituições de qualidade  que despertaram um interesse sério entre os empresários canadenses, além de muitas indústrias dos mesmos setores que o Canadá também tem investimentos, como agronegócios, tecnologia de informação, educação, pesquisa de desenvolvimento e projetos de infra-estrutura.

Ele conta que, tradicionalmente, o governo de seu país buscava parceiros em grandes cidades como São Paulo, Rio, Recife, Belo Horizonte, mas que decidiram mudar o foco. “Nós achamos que a maioria das empresas canadenses (pequenas e médias empresas, localizadas em províncias com população de menos de 2 milhões de habitantes) têm mais chances de sucesso em uma região como o norte do Paraná do que no Rio de Janeiro, por exemplo, onde há multinacionais gigantes e uma enorme competição”, revela.

O cônsul afirmou que já existem negociações em andamento, mas que ainda não pode revelar a identidade das empresas. De acordo com ele, as expectativas são boas. “Não estamos fazendo isso só porque fica bonito ou para aparecer, queremos realmente alcançar resultados concretos. Vai levar tempo, mas acredito que os governos e as instituições vão criar a base necessária para que os resultados se concretizem”, afirma.

Sobre o Instituto Mercosul

O Instituto Mercosul é uma entidade que atua há mais de dez anos ajudando nos processos iniciais de internacionalização de micro, pequenas e médias empresas de Maringá e região. Além deste encontro com o cônsul do Canadá, o Instituto também está organizando uma rodada de negócios com empresários paquistaneses no próximo dia 28 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos@institutomercosul.org.br.

Drama épico conta história de três gerações

Com 25 artistas envolvidos – entre eles 12 atores, dois músicos em cena e manipuladores de bonecos -, a Velha Companhia, de São Paulo, apresenta no Festival de Curitiba o drama épico “Cais ou Da Indiferença das Embarcações”. Nele, é narrada a história de três gerações de personagens que passaram por um dos mais belos recantos da geografia brasileira, a Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro.

O espetáculo, que está na Mostra 2014 do Festival de Teatro de Curitiba, foi um dos principais destaques da cena teatral paulista em 2013, com o maior número de indicações ao Prêmio Shell, seis ao todo, e concorrendo ainda a outros 13 prêmios em outras 3 premiações. Projeto em parceria com o Instituto Cultural Capobianco, onde estreou em 2012, foi vencedor de melhor autor de 2013 no APCA, melhor diretor no Qualidade Brasil e melhor autor no Aplauso Brasil.

Um dos destaques da montagem é o ator que interpreta o velho barco que narra e acompanha a história que atravessa décadas. Para o papel, a Velha Companhia convidou o veterano Walter Portela. O público poderá ver em cena o parceiro do célebre diretor Antunes Filho, e que também participou da lendária montagem do CPT de “Macunaína”.

A peça se divide em dois atos e todos os acontecimentos se dão num dos cais da ilha, espaço de transição, onde o mar encontra a terra, e eventos marcados por festas de fim de ano. São contadas ,as histórias de Waldeci, seu filho Walcimar e seu neto Walciano. Entre elas, várias outras se entrelaçam compondo um painel de acontecimentos que fazem sentido conforme surgem os relatos.

O diretor Kiko Marques diz que frequenta a ilha desde os nove anos de idade. “Vi a Ilha se transformar completamente. Vi chegar a luz, a tevê, o presídio ser implodido, a fábrica de sardinha virar um centro comercial. Descobri um lugar de uma riqueza cultural e histórica muito especiais. O texto que compus é uma mistura de pesquisa e das minhas memórias”, diz o encenador.

FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA – MOSTRA 2014

Centro de eventos do sistema Fiep

Dias 27 (21h), 28 (21h), 29 (21h) e 30 (19h) de março.

www.festivaldecuritiba.com.br

Clube Curitibano tem dois convocados para seleção brasileira de natação juvenil e junior

Dois atletas do Clube Curitibano foram convocados para representar o Brasil na competição Multinations Swimming Meet 2014, que acontece entre os dias 12 e 13 de abril na Grécia e no Chipre. Rafaela Raurich e Sarah Marques foram chamadas pelos seus resultados em competições nacionais, em que representaram o Clube Curitibano, durante o ano de 2013.

A atleta Rafaela Raurich vai competir na categoria juvenil, para mulheres nascidas entre 2000 e 2001, nas provas que acontecem no Chipre. Já Sarah Marques vai competir na Grécia, pela categoria Junior. O Curitibano é o clube do Sul do Brasil com mais representantes na competição internacional.

Way Beer e Wäls lançam cerveja colaborativa

Seguindo a tendência do mercado brasileiro de cervejas artesanais, a cervejaria curitibana Way Beerjuntou-se a Wäls, de Belo Horizonte, para lançar um rótulo que promete ser um dos grandes sucessos de 2014: o Vanilla Hoppy Cookie. Encorpada e com muita identidade, a cerveja trata-se de  uma Imperial Brown Ale com 13% de teor alcoólico, 90 IBUs (Unidade de Amargor), lúpulo Polaris, cinco variedades de malte e maturada em favas de baunilha. A Hoppy Cookie Vanilla estará disponível, a partir do mês de março, em diversos pontos de venda nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba e São Paulo. Mais informações nos sites www.waybeer.com.br e www.wals.com.br.