Aproveitando as sobras

Dando continuidade a cozinha espanhola, nossa conversa de hoje é sobre um prato que pode servir de sobremesa ou ser consumido num lanche acompanhando uma xícara de café, chocolate ou chá.

Um dos bons exemplos da cozinha europeia é o aproveitamento de sobras para transformar em um novo alimento saboroso e nutritivo.

Esta preparação foi consagrada em Madri, e consiste na transformação de pão duro em uma pequena obra prima de culinária espanhola, muito consumida na Semana Santa castellana (madrilenha, castellana leonesa ou castellana manchega).
Trata-se da utilização aqui no Brasil de pão para rabanada ou de um pão sovado (utilizado nesta receita) para que se pareça mais com o pão utilizado na Espanha e Portugal para a preparação de rabanadas.

Outra característica a ser observada é que ao mesmo tempo em que se usa uma mistura de leite com açúcar ou leite com mel para embeber e amaciar as fatias do pão, nas torrijas espanholas tem-se a opção de utilizar um vinho branco suave para umedecer as fatias o que as torna um pouco mais altas e macias, conferindo um aspecto mais interessante ao prato.

Apesar da calda que se faz para acompanhar as torrijas, é possível também utilizar ao final uma mistura de canela e açúcar como estamos acostumados a consumí-las aqui no Brasil.

Torrijas (rabanadas)

Ingredientes:

1 pão para rabanadas ou 1 pão sovado (usado nesta receita)
Vinho branco suave ou meio litro de leite com 150g de açúcar
5 ovos
2 colheres de sopa de mel
250 g de açúcar
½ L de leite
1 colher de sopa de canela em pó
Óleo para fritar

Modo de preparar

Cortar o pão em fatias e embeber em vinho suficiente para umedecer as fatias do pão.
Bater os ovos o suficiente para misturar bem as gemas e claras.
Esquentar óleo em uma frigideira grande e fritar.
Escorrer as fatias e passar pelos ovos batidos.
Fritar no óleo até ficarem douradas dos dois lados. Tirar e deixar sobre papel absorvente.
À parte fazer um caramelo com 250g de açúcar e a canela. Depois de pronto acrescentar meio litro de leite quente misturado com o mel e deixar reduzir até obter uma calda espessa e brilhante.
Uma hora antes de servir, cobrir com um pouco de calda cada uma das fatias.