Juntos contra o câncer: você também pode ajudar a salvar vidas

Foto: Freepik

Nesta semana lembramos de uma data bem importante: o Dia Mundial do Combate ao Câncer que será nosso tema de hoje. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) os tipos mais comuns de câncer são os de pele, de mama, da próstata e intestino. 

E apesar de a medicina ter avançado muito, a doença ainda é um grande desafio. Isso porque muita gente não faz os exames preventivos e quando descobre, o câncer já está em um estágio avançado. Ou mesmo que se descubra em tempo, muitas vezes não existe acesso fácil ao tratamento, falta infraestrutura, os medicamentos custam caro ou são difíceis de conseguir.

Segurança alimentar: nunca mais jogue comida no lixo

Isso sem contar o desafio de as pessoas com câncer manterem a saúde mental quando têm um diagnóstico como esse, e o medo das dificuldades que podem vir pela frente.  

Prevenção: o melhor remédio

Por isso não dá pra adiar a ida ao médico. Você que é homem e passou dos 40, faça o exame de próstata. Se é mulher, faça seu exame de mama anualmente. A gente sempre deve estar atento a qualquer coisa diferente que apareça no nosso corpo e na nossa saúde.

+ Veja mais: Promova inclusão e informação no Dia Internacional da Síndrome de Down

Um pinta no que aumentou muito de tamanho, dores que antes não existiam, ou qualquer outra anomalia deve ser observada. Até porque, prevenir ainda é o melhor remédio e o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento de sucesso de qualquer tipo de câncer.

Como posso ajudar essa causa?

Hoje eu quero falar sobre o trabalho que algumas organizações sociais fazem por essa causa.

Educação Financeira: um bem necessário (e urgente)

A APACN – Apoio à Criança com Câncer trabalha com uma equipe multiprofissional, para ajudar em todas as etapas do tratamento do câncer infantojuvenil. A ONG oferece acolhimento, suporte emocional e logístico para as pessoas que vêm de outras cidades se tratar em Curitiba.

Também oferecem atividades de escolarização pra que as crianças continuem estudando mesmo durante os tratamentos. Por ano, são acolhidas mais de 1500 pessoas, entre pacientes, seus familiares e os doadores de medula óssea.

Site: https://apacn.com.br/

Insta: https://www.instagram.com/apacn.pr/

A Associação das Amigas da Mama (AAMA) ajuda mulheres que estão enfrentando câncer de mama. A ONG tem várias iniciativas como empréstimo de perucas, doações de lenços, turbantes e chapéus, apoio jurídico e psicológico e diversas iniciativas e projetos que trabalham atividades culturais e de saúde.

+ Leia também: Dia Internacional das Mulheres: saia do óbvio e das mensagens bonitinhas

Mensalmente também realizam reuniões onde são abordados temas de Garantia e Defesa dos Direitos do Paciente Oncológico e Direitos da Mulher. Há também serviço de drenagem linfática para membro superior com linfedema realizada por fisioterapeutas voluntárias especializadas na área.

Site: https://amigasdamama.org.br/

Insta: https://www.instagram.com/amigasdamama/

A CAPO Bezerra de Menezes oferece terapias, atendimento psicológico; fisioterápico; nutricional, amparo espiritual e tratamentos integrativos-complementares como a cromoterapia, fitoterapia, florais, reiki, yoga. Além disso realiza palestras, simpósios, seminários sobre oncologia para o público em geral.

Cinco motivos para você ajudar uma ONG hoje mesmo

A ONG também atua na defesa dos direitos dos pacientes, nas áreas de assistência social, saúde pública, medicamentos e outros temas relacionados ao bem-estar em geral dos pacientes com câncer.

Site: https://capobm.org/

Insta: https://www.instagram.com/capo_bezerrademenezes/

As ONGs têm um trabalho lindo e super necessário. Então, se você puder, ajude.


>>> Acompanhe por aqui todas as quartas-feiras, pela Rádio 98FM Curitiba e pelas redes sociais do Instituto GRPCOM @institutogrpcom

Voltar ao topo