Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

Com o nome de Nosso Boteco, localizado na Rua Vicente Ciccarino, 699, no bairro Boa Vista, em Curitiba, o espaço comandado por Carlos Sidney Filho, 34 anos, mais conhecido como Sid, virou ponto perfeito para tomar uma gelada e apreciar um petisco. Aliás, o bar em Curitiba é daqueles que “captura” o cliente por horas, estilo o desenho animado Caverna do Dragão, no qual um grupo de crianças entra em um mundo mágico, e conta com a ajuda de Mestre dos Magos para tentar voltar para casa. Vou dizer uma coisa, é quase isso…

Ao entrar no Nosso Boteco é impossível não ficar admirado pelos cartazes, objetos antigos, canecas e mesmo um espelho meio maluco com imagens de personagens da Escolinha do Professor Raimundo. Uma aula de boteco! Aliás, tudo protegido por imagens de santos e por um quadro do Papa João Paulo II. Além disso, o clima é de pura risada, atendimento bacana com um balcão de madeira pra lá de especial. E olha que tem caixa registradora das antigas, quadro com molduras da casa da vovó e dizeres de Paulo Leminski. “Nada se leva a não ser, a vida levada que a gente leva”.

A história ali do ponto começou em 1962, com uma mercearia em que o Augustino e a Dona Laudina comandavam. Doze anos depois, o Mercado Toso surgiu na Rua Nossa Senhora de Nazaré, e abocanhou os clientes. A partir disso, a venda de bebida alcoólica passou a ser prioridade no balcão da Laudina, e a fama no bairro deu nome de Bar da Landa. “Recebemos clientes daquela época até hoje aqui. Imagine a força dessa mulher, pois ela comandava um balcão em um período que não se via com bons olhos uma pessoa de sexo feminino em boteco”, comentou Sid.

“Eu me apaixonei pelo bar quando menino. Eu gosto de cumprimentar todo mundo, escutar histórias e brincadeiras”, revela Sid, o cara que comanda o balão do Nosso Boteco. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

Família de botequeiro

Sid sempre foi apaixonado por balcão de bar. Na infância, o pai Carlinhos tinha um bar em Ribeirão Claro, norte-pioneiro do Paraná. Em 1994, a família vem para Curitiba, e no bairro Ahu, o pai inaugurou a Lanchonete Ribeirão Claro.

“Digo que levo a tradição do boteco. Eu me apaixonei pelo bar quando menino. Eu gosto de cumprimentar todo mundo, escutar histórias e brincadeiras. Eu já tive muito ciúme do balcão. Ficava bravo quando alguém entrava ali, mas com o tempo isso foi se quebrando. Eu dormia debaixo do balcão”, relembra Sid.

No dia 17 de fevereiro de 2017, Sid inaugurou o Nosso Boteco no Boa Vista. Com a passar dos anos, o local foi aumentando o espaço e ganhou fama na cidade também pelo lado gastronômico.

“Começamos com o pãozinho com ovo, e minha esposa Jéssica foi se aprimorando na cozinha. Além dos tradicionais petiscos como a carne de onça e o pão com bolinho, temos na terça-feira e quarta-feira um prato que inventamos na semana, na quinta-feira temos o Eisbein ( joelho de porco), sexta-feira com a carne assada e sábado tem a feijoada. Muitos aparecem para comer, mas sempre reforço com a turma, não quero perder o botequeiro que fica no balcão. Não podemos perder a essência, o boteco raiz está em extinção”, completou Sid, o homem que tem o sangue botequeiro na veia.

Serviço: Nosso Boteco

Endereço: Rua Vicente Ciccarino, 699, Boa Vista, Curitiba.

Funcionamento: Terça à Sexta das 15h até 22 horas

Sábados: 11h até 18h  

 Informações: (41) 98747-6276 Instagram: @nossobotecoboavistaoficial

Voltar ao topo