A pena de Moura

Onaireves Nilo Rolim de Moura terá que cumprir a pena de 22 anos em regime fechado. Denunciado pela prática de vários crimes, teve a sentença da 5ª Vara Criminal de Curitiba transitada em julgado. A privação da liberdade supera, mas não apaga os fatos positivos que, também, compõem a história de uma pessoa.

Sem destino, o Furacão precisava de alguém ambicioso. Entre os integrantes da Retaguarda Atleticana tinha o catarinense Onaireves Nilo Rolim de Moura, desconhecido da torcida do Athletico.

Eleito, tomou o único caminho que restava ao Athletico: ganhar títulos. Com Antonio Carletto e os saudosos João de Oliveira Franco e Hélio Alves, formou esse time: Roberto Costa; Ariovaldo, Bianchi, Jair Gonçalves e Sérgio Moura; Jorge Luiz (Detti), Lino (Peu) e Nivaldo, Capitão, Washington e Assis. Há quem afirme (e eu concordo), que se esse Furacão não fosse contemporâneo do Flamengo da geração de Zico, poderia ter conquistado o Campeonato Brasileiro de 1983.

Foi a partir de Moura que o Athletico passou a quebrar a base da hegemonia do Coritiba. Para o Furacão, Moura só fez o bem. Ambicioso, foi ser presidente da Federação Paranaense de Futebol. Atribui-se só a ele a responsabilidade da aventura do Athletico no Pinheirão. Engano: ele foi o executor de uma ideia nascida, apoiada e aprovada por quase todos os atleticanos.

Avançando demais, descobriu que a entidade era melhor do que um cartório. É que dava muito dinheiro e não precisava prestar contas à corregedoria. E deu na sentença da 5ª Vara Criminal. E é melhor do que um cartório. Desde que Moura saiu, em 2007, Hélio Cury é o presidente. E gosta tanto de lá, que já é candidato à reeleição.

Coutinho

Morreu Coutinho, mas lembrou-se da outra ponta da tabelinha, pois era Pelé. E se não tivesse Pelé, haveria Coutinho? Não haveria Coutinho, e o futebol brasileiro não seria transformado em um dos mercados mais ricos do Brasil. Criança, ainda, vi Coutinho jogar em 1964, no Pacaembu: pela Taça Brasil, Santos 3×1 Grêmio. O detalhe: foi um dos três dos jogos que Pelé terminou como goleiro.