Cultura

Rogério Portugal Bacellar anda afastado da linha de frente do Coritiba. Agora o presidente de plantão é Alceni Guerra. Embora possa parecer uma questão interna do clube, a falta de referência de comando atrapalha as relações, retarda decisões, isso sem considerar a consequência mais relevante que é a influência no espirito de campo.

A cultura do jogador do futebol brasileiro continua a mesma de 100 anos atrás quando a bola chegou por aqui: não acredita no executivo profissional e nem no vice. O jogador sabe quem manda, quem tem o poder de decidir, e a caneta de quem tem tinta para pagar, contratar e distratar. Tomem o Atlético como exemplo: por mais brilhante que seja o exercício da presidência pelo doutor Sallim, todos sabem que as decisões principais passam obrigatoriamente por Mário Celso Petraglia. O ex-presidente pode até não querer influenciar (o que não acredito), mas quem tem a obrigação estatutária de decidir, naturalmente vai provocar a sua posição, que é sempre a definitiva.

O doutor Bacellar precisa voltar a mostrar que, ainda, é o presidente. Assim, vai evitar que na próxima derrota do time esse seu silêncio seja confundido com omissão. Jogador é jogador, torcedor é torcedor.

Estilo

O canal Esporte Interativo adotou o estilo radiofônico para narração de futebol na tevê. Ao contrário do estilo de narração picotada como é a tradição na televisão brasileira, é contínua, sem tomada de folego, pretensiosa com a provocação de emoção em qualquer lugar do campo em que a bola esteja. A Globo adotou esse estilo de narração na Copa do Mundo, de 1986, no México, com Osmar Santos nos jogos do Brasil. Osmar narrou como se fosse no rádio, com todos os seus recursos de narrador criativo. Se Osmar não fosse vítima de um criminoso de trânsito, a narração de futebol na televisão brasileira teria tomado outro caminho.

De primeira

Agora que estou terminando de escrever, leio a entrevista do doutor Sallim, presidente do Atlético, desafiando “30 mil atleticanos” para irem na inauguração da grama sintética. O atleticano é torcedor ou é gado? Amanhã eu trato do tema.