Como foi seu café da manhã de hoje?

Saudações amigo leitor! Hoje vou dar motivos suficientes para você nunca mais negligenciar um bom café da manhã. Vamos lá:

Quando a pessoa acorda, não toma café da manhã, almoça e fica sem comer nada até o jantar. O corpo tenta de todo jeito resgatar e “cobrar” essas calorias no período da noite. E é por isso a noite a maioria das pessoas tem mais fome.

Acontece que isso é prejudicial, pois é durante o sono é que ocorrem os processos de recuperação do organismo. Quando a pessoa come mais a noite, acaba por atrapalhar esse processo revigorativo, pois o organismo passa a noite inteira ocupado em digerir o excesso de calorias ingeridas próximas ao ir deitar e desta forma acorda cansada e sem fome no outro dia.

É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que não tomam café da manhã por não terem fome. Isso não é normal e indica um desvio do padrão fisiológico natural do corpo humano. No ato da reeducação alimentar verdadeira, o profissional deve alertar ao paciente/cliente que este encontra-se em desequilibro e que a alimentação pela manhã não é uma questão de opção, mas sim de necessidade.

Absolutamente normal as pessoas demorarem algum tempo (semanas) para se adaptarem à alimentação matinal e quando isso acontecer, terão fome pela manhã e não terão tanta fome nos períodos noturnos, já que respeitaram corretamente a distribuição das refeições desde o inicio do dia.

Aprofundando um pouco mais, devemos ter em mente que às 6 a 8 horas que ficamos dormindo “depletam” (esgotam) toda a nossa reserva de energia. E é simples falarmos que uma noite de sono renova, mas na verdade existe um complexo processo bioquímico por trás disso que consome muita energia. Logo, ao levantarmos se faz necessária a ingestão de energia e nutrientes não só para iniciar um novo dia, mas para principalmente repor a energia gasta durante o período noturno.

Quando isso não acontece e o organismo não encontra nenhuma energia ou nutriente disponível no sistema digestivo, acaba por mobilizar as próprias reservas. E através de uma situação denominada catabolismo muscular (que significa perda de massa magra) o corpo usa a musculatura como fonte de energia. Então quando você fica sem comer não é gordura que você perde, mas sim os músculos.

Geralmente as pessoas não se dão conta deste processo, pois fazem seu controle apenas pelo peso corporal na balança, mas antes de mexer na balança acontece a falta generalizada de tônus (rigidez) no corpo inteiro, de forma que a pessoa já está perdendo músculo e engordando e não se dá conta disso.

Enfim meus amigos, o recado está dado. Agora é com vocês, pois minha função aqui é apenas trazer à tona novamente, através de informações e discurso mais adaptadas à época, o que sempre foi natural do ser humano, pois como diziam os antigos “o café da manhã deve ser de rei, almoço de príncipe e jantar de plebeu.” Até amanhã!