Sete passos para alcançar sua independência financeira

Imagem de sarahbernier3140 por Pixabay

Hoje, sem dúvidas, é um dia muito especial, pois é o dia em que comemoramos os 199 anos da Independência do Brasil.

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito de independência da monarquia portuguesa proclamado por Pedro de Alcântara (Dom Pedro I), durante o Primeiro Reinado, as margens do Rio Ipiranga.

Mas o que é ser independente? Ser independente é a desassociação de um ser ou um grupo em relação a outro ou a algo, do qual dependia ou era por ele dominado.

Quando falamos de independência financeira o conceito é muito similar…

Todo brasileiro tem um sonho, o sonho de viver em paz e de forma independente em relação ao dinheiro.

Alguns entendem a independência financeira como não depender mais de um emprego para se manter e viver, ou seja, viver apenas com os recursos acumulados e seus rendimentos. Para outros significa algo mais humilde, apenas ter a saúde, o equilíbrio financeiro para poder trilhar os caminhos com tranquilidade.

De qualquer maneira, ser independente financeiramente significa ter reservas financeiras suficientes para não exercer atividades remuneradas e mesmo assim manter seu padrão de vida, apenas usufruindo daquilo que chamamos de renda passiva.

Se você ainda não tem um plano de independência financeira, é bom arregaçar as mangas e começar a prepará-lo. Para isso, como faço no meu Instagram Amigo de Negócios, quero te passar alguns passos para te ajudar a alcançar este seu objetivo.

Passo 01) Organização e planejamento financeiro: algumas vezes eu já trouxe este passo aqui, e saiba que repetirei ainda algumas outras vezes. Primeiro você deve mapear as despesas e receitas do orçamento familiar anotando em planilhas ou aplicativos; depois quitar as dívidas; e por fim, balancear o entendimento do seu poder financeiro.

LEIA TAMBÉM: Contas do início do ano: 06 Dicas para se organizar e planejar novos caminhos financeiros

Passo 02) Mude seus hábitos: com todo mapeamento financeiro elaborado é hora de economizar e cortar despesas supérfluas, pois essa iniciativa é essencial para seus investimentos.

LEIA TAMBÉM: 12 dicas para economizar dinheiro no dia a dia

Passo 03) Defina as suas metas: criar metas de curto, médio e longo prazo, além de estipular um cronograma factível para suas próximas ações, vai trazer mais organização para que você possa viver de renda no futuro.

Passo 04) Adote estratégias para aumentar seus ganhos: aqui são inúmeras iniciativas que você pode fazer para aumentar as possibilidades de receitas, tais como: atividades que proporcione renda extra e passiva; especializações educacionais que desenvolvam sua carreira como cursos, graduações, pós graduações; entre outras.

LEIA TAMBÉM: Sete dicas para ter uma renda extra e realizar seus sonhos

Passo 05) Crie sua reserva de emergência: valores poupados para possíveis situações adversas na sua vida, como por exemplo: perda do emprego, reformas emergenciais, gastos com saúde, pandemia, projetos, entre outros. Você deve verificar a média do seu custo fixo mensal, o quanto você tem de despesas mensalmente, e multiplicar por oito a quinze meses.

LEIA TAMBÉM: Tudo que você precisa saber sobre Reserva de Emergência

Passo 06) Invista seu dinheiro: com as dívidas quitadas, é hora de conhecer sobre investimentos. Investir em renda fixa e variável, de forma diversificada, é o impulso que você precisa para alcançar sua independência financeira. O mais importante da mente investidora é entender que os aportes e os investimentos de longo prazo são as ferramentas para seu futuro.

LEIA TAMBÉM: Você sabia que com R$1,00 já pode começar a investir?

Passo 07) Esteja aberto a novos negócios e as mudanças da vida: não deixe oportunidades passar a sua frente sem que você possa embarcar nela. Ter um segundo emprego, um novo negócio, estabelecer network, potencializar seus negócios são alguns caminhos para você potencializar seus ganhos.

LEIA TAMBÉM: Dicas para você não perder as oportunidades da vida!

Lembre-se que a decisão de conquistar a independência é SUA! Então, não deixe para amanhã sua liberdade financeira!

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.