Amigo de Negócios

Dicas para você não perder as oportunidades da vida!

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Já faz algum tempo que tenho realizado algumas mentorias de negócios auxiliando pequenos empresários e empreendedores a iniciarem seus negócios ou utilizando da inovação como sua principal ferramenta de oportunidades.

Com isso, chegam diversos questionamentos de toda ordem, dos quais muitas vezes refletem na gestão e resultados. Dúvidas ferramentais, dúvidas organizacionais, falta de conhecimento técnico e até mesmo a falta de sensibilidade de reconhecer oportunidades significativas que estão diante dos olhos.

Hoje resolvi escrever sobre essas oportunidades que podem fazer total diferença em seus projetos, oportunidades essas que chamo de “oportunidades cometas”, ou seja, que aparecem de tempos em tempos na sua vida.

A pergunta inicial é: como ter os Olhos de Lince para enxergar o que ninguém vê? Abaixo listo algumas dicas que julgo importantes para você reconhecer e não deixar oportunidades passarem diante de seus olhos. Vamos lá!

Dica 01: Tenha ATITUDE! Muitas vezes deixamos nossas crenças limitantes tomarem conta de momentos decisórios, ou seja, o medo, a insegurança e o desconforto do novo, nos bloqueiam para o surgimento de oportunidades e novas experiências.

Já dizia o velho ditado: “Não deixe o cavalo passar”. Tem medo? Vai com medo mesmo! Tem vergonha? Faça com vergonha mesmo! Não sabe se vai ser bom? Faça acreditando no melhor! Tem receio da resposta negativa? Lembre-se que o não você já tem, busque o sim!

Dica 02: Estude, leia muito e esteja antenado (a) aos novos conhecimentos. Nossos pais, ao longo da vida, sempre destacaram a importância do estudo, pois a educação traz diversas novas oportunidades de vida. Atualmente o conhecimento traz muito mais realizações do que apenas o próprio diploma. Estudar, realizar leituras jornalísticas de todos os tipos e fontes, estar antenado aos acontecimentos sociais, tudo isso é bem importante para reconhecer oportunidades.

Dica 03: Network. A palavra é muito utilizada para descrever uma rede de pessoas conectadas a um determinado tema, em nosso caso, ligada aos negócios. Estabelecer contatos, criar novas amizades, sair para aquele happy hour com colegas, são deveras importantes para que você possa tomar conhecimento de fatos, acontecimentos e oportunidades.

Dica 04: Privilegie redes de conhecimentos e projetos. Se você tem alguma expertise, não falhe olhando para um mundo pequeno diante dos seus olhos, utilize seus conhecimentos para ligar-se a projetos correlacionados ou que necessitem de sua habilidade. Se você é professor de educação física, por exemplo, utilize sua expertise para: ministrar aulas, ser personal training, montar seu próprio grupou ou assessoria, enfim, abra seu leque para todas as oportunidades que surgirem.

Dica 05: Fortaleça e flutue o seu nicho*. Se seu negócio já tem um nicho, fortaleça-o criando o seu subnicho* e flutue nele, ou seja, se especialize e estude profundamente uma parte do nicho escolhido, com isso você será o diferencial do mercado, fortalecendo o surgimento de oportunidades que jamais teria condições de enxergar.

É claro que existem outras diversas dicas que te ajudam a não perder as oportunidades da vida, mas a principal mensagem do texto de hoje é: SE PERMITA! Não deixe o cavalo passar.

As oportunidades da vida são como cometas, podem aparecer de tempos em tempos, e para que você agarre com força e não a deixe passar, muito dependerá de você, da sua ATITITUDE!

“Seu mundo muda, quando você muda” (Bento Augusto)

Meu nome é Marlon Roza, sou seu “Amigo de Negócios”.

  • nicho: segmentação ou recorte
  • subnicho: algo de pouca concorrência, que te diferencia no mercado e te abre oportunidades