Visão é com o oftalmologista

A Associação Paranaense de Oftalmologia (APO) está em campanha para alertar a população de que tudo o que se refere à visão é um ato médico – desde a receita de óculos até a adaptação de lentes de contato coloridas ou de grau.

A entidade pretende mostrar que, com a ida ao oftalmologista, qualquer pessoa terá a certeza de estar prevenindo e detectando sinais e sintomas importantes de problemas visuais que precisam ser tratados sem perda de tempo.

Ezequiel Portella, recém-eleito presidente da APO, diz que, com a campanha, a entidade tem por objetivo proteger a população de profissionais sem formação, experiência e, principalmente amparo legal para atuarem na área.

Sem conhecimento de situação patológica para identificar de imediato um sintoma ou sinal de doença ocular, essas pessoas podem adaptar lentes de contato mesmo quando elas são contra-indicadas para determinado quadro clínico, adverte o dirigente.

Existem várias doenças oculares que levam a uma perda progressiva da visão. Parte delas só pode ser diagnosticada por meio de exame no consultório médico.

Algumas doenças são consideradas silenciosas, porque chegam sem avisar. Quando se percebe os primeiros sinais pode ser tarde para garantir o tratamento adequado. Entre essas doenças, estão o glaucoma, as lesões intraoculares, a retinopatia diabética e a degeneração da mácula relacionada à idade (DMRI).