Vacina protege contra meningite meningocóccica do tipo C

A vacina contra a meningite meningocóccica do tipo C foi incluída no calendário oficial deste ano, mas ainda não chegou à rede pública do Paraná.

O Ministério da Saúde já disponibiliza há mais tempo a vacina contra a haemophilus influenzae do tipo B para bebês de dois, quatro e seis meses de idade que, basicamente, erradicou a doença causada por esse tipo de bactéria.

A meningite pode causar inúmeras complicações e sequelas neurológicas, como epilepsia, infartos cerebrais e retardo mental em crianças. As vacinas contra os demais tipos da doença só são encontradas em clínicas privadas.

“São elas a bivalente (A + B), as conjugadas (A e C) e a tetravalente (A, C, Y e W-135), esta ainda não disponível no Brasil”, explica Jaime Rocha, infectologista do Frischmann Aisengart / DASA.

A maioria das vacinas disponível contra a meningite protege por cerca de três anos e exclusivamente para os sorogrupos contidos na vacina. O médico lembra que a principal medida de prevenção recomendada aos pais é a manutenção do calendário de vacinação das crianças atualizado, reforçando que a vacina BCG protege as crianças da meningite provocada pela tuberculose, a vacina tetravalente evita que tenham meningites por haemophilus e a vacina tríplice viral evita que contraiam alguns tipos de meningites virais.

Voltar ao topo