Sono menosprezado

Férias de verão são assim mesmo: muita diversão, bebidas alcoólicas em demasia e poucas horas de sono. Nesta estação, as pessoas procuram viver mais intensamente, mas é fundamental que os limites do corpo sejam respeitados. Com efeito, uma noite perdida na balada tem que ser adequadamente reposta. Para Márcia Assis, neurologista e especialista em distúrbios do sono, dormir é uma atividade essencial, ?como beber água ou comer? e que precisa ser adequadamente preservada.

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde. Segundo a especialista, é quando os órgãos descansam do desgaste das horas em que passamos acordados, recuperando os hormônios vitais para o funcionamento do corpo, além de descansar a mente. Ao contrário, a privação do sono traz o risco do surgimento de diversos distúrbios, entre eles o cansaço e a sonolência, um perigo no trânsito. ?Sacrificar as horas de sono compromete a performance física e mental, tornando as pessoas mais sujeitas aos acidentes?, ressalta.

Déficit de sono

Estudos apontam que, nas grandes cidades, a média de sono está entre cinco a seis horas. Tempo inferior ao ideal, segundo a especialista. Esse déficit, conforme Márcia Assis, traz inúmeras conseqüências, como sonolência diurna, distúrbios cardíacos, dificuldades de memória e raciocínio, déficit de atenção e irritabilidade, entre outros.

Os problemas que mais arruínam o descanso dos brasileiros durante o ano são a ansiedade, o estresse e a depressão. Mas os maus hábitos de sono adquiridos na temporada de verão também fazem parte dos vilões. A dificuldade em dormir passa pela elevada temperatura, já que estudos comprovam que as temperaturas amenas são as mais propícias para uma noite bem dormida. Portanto, em um ambiente ameno, o conforto prevalece, e a pessoa ?cai? no sono mais facilmente. E o que fazer quando o sono não vem? As alternativas para acelerar a sua chegada passam por fazer algo relaxante – ouvir música, ler, tomar alguma bebida calmante, como o leite – receita infalível das vovós – e só voltar para a cama quando o sono ?pegar? mesmo.

Para uma noite bem dormida

– Mantenha seu ambiente de dormir agradável, escuro e quieto.

– Se você tiver problemas para dormir, não cochile durante o dia.

– Evitar o consumo de cafeína, nicotina e álcool à noite.

– Diminua suas atividades horas antes de se deitar.

– Nada de refeições pesadas antes de deitar-se.

– Exercícios só até quatro horas antes de ir dormir.

– Tome um banho quente.

Voltar ao topo