Sociedade Brasileira de Reumatologia faz campanha contra reumatismo

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), com o apoio institucional da Wyeth Pharmaceuticals, lança a Campanha de Divulgação da Especialidade – Reumatologia. O objetivo é auxiliar os pacientes, portadores de doenças reumáticas, a chegar o mais rápido possível ao reumatologista, especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento dos mais de 100 tipos de reumatismo, sem ter que passar por outras especialidades para evitar a progressão e os danos irreversíveis das doenças. Dessa forma, o paciente terá a oportunidade de ser diagnosticado e tratado com maior agilidade e eficiência.

A campanha de valorização do Reumatologista tem como objetivo esclarecer a população brasileira sobre o que são as doenças reumáticas – a lombalgia, o lúpus, a artrite reumatóide, a osteoporose, etc. -, que apresentam muitas variedades e ainda são pouco conhecidas.Segundo o presidente da SBR, Dr. Caio Moreira, “elas precisam ser mais bem conhecidas pela população para que o próprio paciente participe mais do tratamento e do controle das doenças reumáticas”.

A Campanha foi lançada em primeira mão para os médicos no Boletim da Sociedade Brasileira de Reumatologia e continuará através da distribuição de diversos folhetos pelos representantes da Wyeth nos consultórios médicos. Já para a população, serão entregues folhetos informativos em farmácias e consultórios médicos. a SBR vai realizar no dia 12 de outubro, no encerramento do Congresso Brasileiro de Reumatologia uma caminhada de conscientização sobre as doenças reumáticas que deve acontecer na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Estão previstas diversas atividades durante o evento, que deve reunir mais de mil pessoas. Outras ações previstas são anúncios em revistas para o público leigo e a colocação de pôsteres em locais de acesso público.

Segundo Dr. Caio, o reumatologista precisa ser mais conhecido no próprio meio médico, pois é o profissional clínico especializado para o tratamento não cirúrgico das doenças inflamatórias e degenerativas das articulações. “Quanto mais cedo o paciente for encaminhado a um reumatologista, mais cedo será iniciado o tratamento, com mais possibilidades de impedir as seqüelas irreversíveis dessas doenças”, afirma.

Voltar ao topo