Shopping, em Curitiba, abre amanhã quiosque de informação sobre Parkinson

A Academia Brasileira de Neurologia, em ação conjunta com outros países, promove no dia 11 de abril a Campanha Nacional de Parkinson. Neste dia, um grupo de profissionais paranaenses estará em um quiosque instalado no Shopping Mueller para orientar a população sobre esta doença. A intenção é apresentar os fatores de risco que podem provocar o Mal de Parkinson, apontar os tratamentos disponíveis, como evoluem as condições do paciente diante das atividades que ele precisa realizar no seu dia-a-dia. Além disso, também serão abordados os medicamentos antiparkinsonianos que estão disponíveis na rede pública, o que possibilita o acesso das classes menos favorecidas ao tratamento da doença.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1% da população com mais de 65 anos possui a doença. As estatísticas disponíveis revelam que a prevalência da doença de Parkinson na população é de 150 a 200 casos por 100.000 habitantes. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), existem pelo menos quatro milhões de pessoas no mundo com doença de Parkinson. A estimativa é que esse número dobre até 2040, com o aumento da população idosa. Não existem números exatos sobre Parkinson no Brasil, pois como não é contagiosa nem epidêmica, a doença não precisa ser notificada às autoridades de saúde, o que dificulta a formulação de estatísticas.

Qualquer pessoa pode desenvolver a doença, independentemente de sexo, raça, classe social e idade, embora a maioria dos casos seja detectada entre 65 e 80 anos. A doença persiste para o resto da vida, e com o tratamento adequado sua evolução é mais lenta e a qualidade de vida do paciente melhora bastante. As pessoas que forem ao Shopping Mueller em busca de informações poderão conversar com o médico neurologista Francisco Eduardo Cardoso, que estará no quiosque. Serão distribuídos folhetos explicativos. 

Voltar ao topo