Primeiro caso de duplo contágio com HIV

Cientistas suíços revelaram o primeiro caso de um homem contagiado duas vezes pelo vírus HIV. Trata-se de um paciente de 38 anos que foi contaminado em uma relação sexual não protegida por uma classe de vírus diferente daquela que o tornou soropositivo em um contágio anterior.

O caso ? publicado no “New England Journal of Medicine” ? contradiz o que era considerado até hoje por especialistas, que os pacientes que já contraíram a doença desenvolvem uma imunidade a contágios posteriores.

Os pesquisadores, encabeçados por Bernard Hirschel, afirmaram que o descobrimento dessa falta de imunidade complica a busca de uma vacina contra a Aids. Além disso, o estudo frisa a importância de se praticar “sexo seguro e protegido”.

O caso de dupla infecção ? explica o informe ? foi documentado precisamente, pois o homem se encontrava sob controle em um estudo sobre os efeitos dos medicamentos experimentais contra a Aids, que tomava desde o início da infecção.

O paciente, depois de ser tratado durante dois anos, havia suspendido a ingestão de remédios.

Poucos meses depois de suspender os medicamentos e apenas duas semanas depois de uma relação sexual não protegida, o homem apresentou crescimento viral em seu sangue. As análises, então, revelaram a infecção por uma classe diferente de vírus.

Voltar ao topo