Pratos ganham beleza com flores comestíveis

Degustar flores comestíveis agrada não só pelo sabor, mas também pela beleza que imprime aos pratos.

No entanto, antes de preparar o menu é preciso informar-se sobre quais podem ser consumidas e como devem ser preparadas.

Também é importante saber a contribuição das flores para saúde e, é claro, o número de calorias que elas agregam às receitas.

A nutricionista Sônia Almeida, do Vigilantes do Peso, estimula o consumo das flores comestíveis. Floretes de brócolis e couve-flor, por exemplo, dão grande contribuição à saúde, pois possuem vitaminas, minerais e antioxidantes. Usadas em diversas preparações, muitas delas, também oferecem benefícios para a saúde.

“O consumo de flores não atrapalha quem está em processo de emagrecimento, pois cada 100g de pétalas comestíveis têm, em média, 40 calorias”, ressalta a especialista.

As pétalas são ricas em vitamina A e C e minerais, como ferro, cálcio e potássio. A recomendação é de que caules devem ser desprezados, pois podem provocar algum tipo de alergias.

É bom lembrar que as flores comestíveis não são as mesmas compradas na floricultura, mas sim aquelas cultivadas por produtores especializados, sem uso de agrotóxico ou outros tratamentos químicos que possam prejudicar a saúde humana.

Voltar ao topo