Pragas urbanas

O aumento da temperatura causa um aumento na ocorrência de problemas ligados às pragas urbanas, como baratas, ratos, formigas, pernilongos, etc. Estes e outros bichos vivem e se reproduzem melhor nessa condição. Com efeito, começam a potencializar o risco da incidência de doenças. Para os especialistas, esse é o momento de se adotar medidas ainda mais severas para evitar e combater essas pragas.

A primeira dica é realizar uma minuciosa vistoria, identificando se há alguma infestação. As pragas mais comuns deixam traços que precisam ser percebidos. Por segurança, o ideal é solicitar a visita de uma empresa especializada no controle de pragas, verificando se a mesma possui licença sanitária para tal serviço. Esse cuidado é necessário para que não se leve um problema maior do que as pragas para casa. Essas empresas devem manter na sua equipe um responsável técnico (biólogo, químico, médico veterinário ou engenheiro químico).

Muitas receitas caseiras para eliminar insetos não têm efeito algum e podem até comprometer a saúde dos moradores. A aplicação de veneno sem a supervisão de um especialista é potencialmente perigosa, sobretudo se há crianças no ambiente. Nesses casos, a tentativa de controle usando métodos caseiros, normalmente, não elimina, podendo, ao contrário, aumentar o problema.

Alguns cuidados para manter o ambiente livre das pragas

* Recolher o lixo e acondicioná-lo de forma adequada.

* Tapar frestas em azulejos e paredes de madeira.

* Limpar com freqüência ralos e bueiros.

* Limpar as caixas de gordura.

* Não deixar restos de comida espalhados pela casa, principalmente durante a noite.

* Manter janelas e portas fechadas ao entardecer, horário em que os insetos voam.

Voltar ao topo