Personal trainer: Um motivador por excelência

Inicialmente, eles eram contratados por atletas, celebridades ou executivos que não podiam perder tempo freqüentando academias e, ainda, zelavam pela privacidade total. Hoje em dia, a figura do personal trainer se popularizou e, em praticamente todas as cidades esses profissionais cuidam do bem-estar e do condicionamento físico de muita gente. Com o crescimento da profissão, muitas pessoas sem a devida qualificação aproveitaram a maré e embarcaram na profissão.

Por isso, antes de contratar o seu personal trainer, certifique-se de que ele tem formação universitária em educação física, cursos de especialização e dê uma investigada nas suas referências. O Procon também recomenda colher informações no Conselho Federal de Educação Física (Confef), na Associação Brasileira de Personal Trainer (ABPT), revistas especializadas ou em academias conceituadas.

Para Sandro Stéfano da Silva, graduado em educação física, com pós-graduação em personal trainer e musculação, a profissão já conseguiu seu próprio status, se consolidando em um mercado amplo e com muitas oportunidades de trabalho. Conforme o especialista, o instrutor deve trabalhar as aptidões físicas relacionadas à saúde, o condicionamento físico, a condição aeróbia, a resistência muscular, a força, a flexibilidade e o controle da composição corporal de seu aluno. ?Todos os treinamentos devem ser individualizados, respeitando as condições de cada um, mensuradas por meio de uma completa avaliação física?, adverte.

Atuação contínua

Uma das maiores necessidades de se contratar um personal trainer é o componente motivacional que ter uma pessoa capacitada ao lado, na hora da prática de exercícios, produz. ?Além do conhecimento específico, o professor deve ter habilidade para atuar como um orientador do cliente, observando o seu dia-a-dia e estabelecendo um programa de exercícios compatível com seus objetivos e possibilidades?, enfatiza, além de salientar que o trabalho deve ser contínuo, pois a capacitação física sofre influência do meio externo a todo o momento.

O trabalho deve ser multidisciplinar. O professor deve agir em conjunto com outros profissionais, como médicos, nutricionistas e psicólogos, entre outros. Sandro Stéfano observa que o profissional só deve ser procurado nas situações em que o cliente deseja e tem a perseverança de obter os resultados. ?Isso inclui, além da atividade física, os hábitos de vida e a nutrição adequada?, ressalta. Outro detalhe explorado por Stéfano é que o condicionamento físico pode ser adquirido com a criatividade do instrutor, adequando o programa de treinamento a locais e outros contratempos.

No que tange aos objetivos a serem atingidos, o trabalho com esse profissional supera em muito o trabalho realizado nas academias, pois o prazo para o alcance do condicionamento ideal, dentro da expectativa de cada aluno, evolui mais rapidamente. Além dos exercícios serem praticados com uma maior segurança, o aluno conta, sobretudo, com o apoio e o incentivo constante do professor, adquirindo o hábito salutar de praticar exercícios de maneira correta e disciplinada.

Conheça as principais funções do personal trainer

* Análise e avaliação do quadro físico do cliente, bem como, na identificação dos fatores limitantes para a prática de exercícios físicos.

* Na escolha das atividades mais indicadas ao nível de aptidão física do cliente e aos objetivos por ele almejados.

* Na assessoria e orientação do vestuário, calçados e assessórios para a prática dos exercícios propostos.

* Na escolha das melhores condições para a prática de um programa de atividade física.

* No controle da duração, freqüência, intensidade, velocidade de execução, intervalo e variações das modalidades do programa.

* Na reavaliação da eficiência do programa proposto e no estabelecimento de novos parâmetros a serem trabalhados.

Escolha o profissional certo

Algumas questões que podem ajudar a escolher um personal trainer. Sempre é bom lembrar que ele será o responsável pelos seus treinos e deverá tornar reais suas expectativas para com o corpo, a saúde e seu bem-estar!

* Lembre-se de verificar suas referências, formação acadêmica e especialização.

* Cheque sua experiência profissional.

* Procure saber se ele costuma fazer cursos de atualização.

* Peça explicações sobre o tipo de treinamento que ele acha adequado para você.

* Não acredite em profissionais milagrosos, um trabalho sério é muito mais importante.

* Não peça para ele ?receitar? remédios ou suplementos alimentares, a ele cabe somente a parte física.

* Na medida do possível, procure ter certeza de que se trata de uma pessoa séria, competente e confiável.

Voltar ao topo